Blog

Projeto apoiará marisqueiras e pescadores artesanais na Paraíba
18/02/2014


“Sou Fruto do Mar: Construindo Novas Possibilidades” é o nome do mais novo projeto socioambiental da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), concebido para atender pescadores artesanais da comunidade da Barra de Mamanguape, localizada no litoral norte da Paraíba.  O objetivo é promover a valorização das mulheres marisqueiras e a melhoria da qualidade de vida de quem vive da pesca artesanal na região, para que nesta atividade tradicional sejam ampliadas oportunidades de renda e segurança alimentar familiar. O projeto conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Fundo Costa Atlântica – que subsidia iniciativas no âmbito da conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos costeiros e marinhos e estimula o desenvolvimento regional, incentivando atividades sustentáveis voltadas ao desenvolvimento humano, social e ambiental.

“A Barra de Mamanguape está localizada numa Área de Proteção Ambiental, na qual a FMA vem atuando há algum tempo. Durante a nossa estada, percebemos que a atividade de pesca artesanal é predominante na região. Imagino que a nossa expectativa com relação a este projeto deva ser superada, porque a pesca nesta localidade é realizada para consumo próprio, de forma harmoniosa e simples, onde crianças e adolescentes participam naturalmente com as mães como se fosse lazer. Faz parte da cultura local. O que queremos acrescentar é a questão do cuidado com a saúde (devido principalmente à exposição ao sol), a própria valorização da atividade e as possibilidades de geração de renda”, diz Daniela Araújo, coordenadora técnica do Projeto.

Até o final do ano, o Sou Fruto do Mar promoverá eventos e oficinas de capacitação junto à comunidade, abordando temas ligados à saúde, gastronomia, proteção previdenciária, valorização da mulher e geração de renda. A primeira oficina tem data prevista para o mês de março. A Fundação Mamíferos Aquáticos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que, desde 1989, trabalha com a missão de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitas, visando a sustentabilidade socioambiental. Saiba mais em mamiferosaquaticos.org.br.

 


Tags

Compartilhe

Comentários