35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no SUS decorrem da água contaminada. Por meio de projetos, campanhas e outras iniciativas, a Fundação monitora a qualidade da água com a ajuda de voluntários e busca o fortalecimento das leis que protegem nossos rios.
As Unidades de Conservação (UCs), mais conhecidas como parques e reservas, são protegidas por lei para resguardar o patrimônio natural e sociocultural. A Fundação já contabiliza o apoio a mais de 500 UCs em áreas de floresta, de costa e de mar, com investimento de R$ 15 milhões.
A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional. Dela dependem serviços e atividades essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, resta muito pouco da floresta que existia originalmente. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.
A Mata Atlântica já perdeu quase 90% de sua área original e agora precisa ser recuperada, para proteger espécies, serviços ambientais e evitar a falta d’água. As iniciativas de Restauração Florestal da Fundação estão entre as que mais contribuíram para reabilitar a floresta no país, com mais de 42 milhões de árvores nativas plantadas.

Fique por dentro

Contribua para nossas causas.

No canal da SOS: Jardins de chuva

Conheça essa Solução Baseada na Natureza que torna as cidades mais adaptadas aos efeitos da crise climática.

+ de 42 milhões de árvores
nativas plantadas

3.000 voluntários
monitorando rios em 17 estados

+ de 500 parques e
reservas apoiados

+ de 2 milhões de pessoas
nas mídias sociais

Parceiros

As causas da Fundação SOS Mata Atlântica são fortalecidas graças ao apoio de parceiros, patrocinadores e doadores. Uma verdadeira rede em torno da sustentabilidade.