Aliança para a Conservação da Mata Atlântica

Aliança para a Conservação da Mata Atlântica
18/06/2012


Parceria de mais de uma década entre a SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional (CI), a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica possui três programas estratégicos que têm contribuído para reverter o processo de destruição desta floresta e torná-la mais conhecida pela sociedade: o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica, o Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, e a Iniciativa Mata Atlântica para Áreas Protegidas.

Assim, desde 1999, a Aliança trabalha com o objetivo de ampliar as áreas protegidas públicas e privadas do bioma, mobilizando públicos como proprietários de terras até representantes da mídia.

O Prêmio de Reportagem promove o jornalismo ambiental no Brasil, reconhecendo a excelência de profissionais que cobrem temas ambientais. São centenas de repórteres premiados desde sua primeira edição, em 2001. A edição 2011 do prêmio contou com a inscrição de 75 matérias na categoria Impresso, 46 reportagens na categoria Televisão e 30 matérias na categoria Internet.

O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) visa ampliar a área preservada da Mata Atlântica por meio do apoio a criação e gestão de RPPNs. Entre 2006 e 2010, contou também com a participação da The Nature Conservancy (TNC) na coordenação. Em 2012, o programa completou nove anos e, neste período, possibilitou a criação de 467 reservas, além da gestão de 84, totalizando mais de 57 mil hectares de áreas protegidas particulares na Mata Atlântica.


Compartilhe