Projetos Anteriores

Lagamar
04/06/2012


Além de ser o maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país, a região do Lagamar compõe um imenso estuário que sai da beira do mar em uma linha sinuosa, dos municípios de Iguape e Cananéia (SP) e da Baía do Paranaguá (PR), e sobe a serra, adentrando o Vale do Ribeira. Por sua importância, sempre foi alvo da atuação da SOS Mata Atlântica, que desde 1988 desenvolve o programa Lagamar.

As ações na região estão ligadas à busca por trabalhar a conservação ambiental em associação com a presença humana, a cultura e os valores das populações tradicionais.

O fomento ao turismo sustentável se dá em atividades de sensibilização dos turistas e comunidade local para a valorização e conservação dos recursos naturais e culturais. Esforços que levaram à criação do Polo Ecoturístico do Lagamar, em 1995, premiado em 1999 como o melhor planejamento em destino ecoturístico do mundo.

A Fundação manteve de 1989 a 2012 uma base no município de Iguape (SP), com um Centro de Interpretação Ambiental e Informações Turísticas, onde expunha trabalhos de artesãos locais e atendia escolas, pesquisadores e turistas interessados em conhecer mais sobre a região e os projetos de conservação ali implantados.

O programa ofereceu palestras de educação ambiental para diversas escolas e sempre apoiou os parceiros do Lagamar no comparecimento a diversos eventos, como a Semana do Meio Ambiente, a Festa do Mar em Cananeia, a Adventure Sports Fair, a Semana do Manguezal e o Salão do Turismo, assim como no Viva a Mata, entre outros, sempre com o objetivo de valorizar e disseminar a cultura da região.


Compartilhe