Projetos Anteriores

Plantando Cidadania
01/06/2012


O Plantando Cidadania leva voluntários às escolas da rede pública de São Paulo com a missão de envolver professores, alunos e a comunidade do entorno numa ampla percepção sobre seu ambiente.

Desde 2001, quando teve início, vem se transformando numa dupla oportunidade, já que as escolas fortalecem seu trabalho e irradiam práticas saudáveis para o meio em que estão inseridas, e muitos voluntários passam a direcionar suas vidas para a temática socioambiental após o contato com a educação ambiental.

O tema é a Mata Atlântica, mas as atividades de sensibilização enfocam o conhecimento da realidade local, buscando a valorização do espaço e a noção de que cidadania e consciência ecológica andam juntas.

Os métodos participativos, como dinâmicas e jogos, criam situações lúdicas que permitem o intercâmbio, a vivência de novas situações, a criatividade e o aprendizado coletivo. Conduzindo as ações, os voluntários promovem atividades que colocam a Mata Atlântica dentro de casa, no lazer e no ambiente de estudo.

A base no Modelo Colaborativo também envolve a escola como um todo e respeita as ações ambientais realizadas por professores e direção, favorecendo a integração entre os atores escolares.

Em casos de escolas em áreas de vulnerabilidade social, este corpo-a-corpo dá origem à revitalização do espaço, com ações de plantio ou pintura, até parcerias que vão além dos muros da instituição para buscar a melhoria da vida no bairro.

É o caso da EMEF General De Gaulle, no Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo. Já em outra área, no Jardim São Luiz, as atividades do Plantando Cidadania também estão se expandindo e trazendo pais e comunidade para a colaboração em nome da qualidade de vida.


Compartilhe