Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Entrega de kits abre novo ciclo do projeto Observando os Rios
16/05/2015


A Fundação SOS Mata Atlântica entregou na quinta-feira (14) kits de monitoramento de água para 15 grupos de voluntários do Rio de Janeiro, que farão parte do novo ciclo do projeto Observando os Rios. A entrega ocorreu durante o Viva a Mata 2015, evento que é realizado até o próximo domingo no Jardim Botânico do Rio. Na terça-feira (12), também durante o Viva  a Mata, uma reunião recrutou novos voluntários para o projeto.

O projeto Observando os Rios reúne voluntários de diversos estados do país, localizados em área de Mata Atlântica, para o monitoramento de qualidade da água em rios, córregos e lagos. A SOS Mata Atlântica oferece o kit e orientação técnica para que os próprios voluntários façam a coleta em suas cidades e cadastrem os resultados pela internet. Os resultados são consolidados em um relatório anual divulgado pela entidade, que serve como um diagnóstico sobre a situação geral dos recursos hídricos nos estados da Mata Atlântica.

“Para vencer os desafios de despoluir os rios cariocas, que desaguam na Baía de Guanabara e nas praias, é fundamental engajar a sociedade. Este é um dos objetivos principais ao trazer o projeto para o Rio. Chamamos a atenção neste encontro do Viva a Mata para o descaso do saneamento no Brasil nas últimas décadas e convocamos a sociedade a mudar isso, colocando água e floresta na agenda prioritária do país”, afirma Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica e uma das idealizadoras do projeto, que teve sua primeira edição em 1993.

Para obter mais informações sobre como participar como voluntário do Observando os Rios, qualquer pessoa que more em um dos estados da Mata Atlântica pode mandar uma mensagem na seção Fale Conosco/Rede das Águas.


Compartilhe

Comentários