Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Dia do Meio Ambiente – bora plantar e debater?
01/06/2017


Na próxima segunda-feira comemoramos o Dia do Meio Ambiente. E quem estiver em São Paulo pode contribuir diretamente para deixar a cidade mais verde!

Em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, faremos um plantio de 138 árvores, todas nativas da Mata Atlântica, no Parque Trianon, a partir das 9h. Voluntários são muito bem-vindos para ajudar a plantar!

Também faremos a distribuição gratuita de 1.000 mudas de quaresmeira – que é ótima opção para áreas urbanas e floresce duas vezes ao ano.

O parque precisa ter sua floresta – composta por remanescentes da Mata Atlântica – recomposta. “Esse plantio é para enriquecer e buscar o equilíbrio ecológico, garantindo a manutenção da floresta”, diz Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

O Trianon possui 135 espécies de árvores, dentre as quais 8 estão ameaçadas de extinção, como cabreúva, chichá e palmito-jussara.

Mas o parque sofre com a invasão de uma espécie exótica, a palmeira-seafórtia, que precisa ser retirada da área, pois ela prejudica a mata nativa. Existem cerca de 500 palmeiras exóticas no local.

Ao longo do ano devem ser realizados mais plantios no Trianon e a retirada dessas invasoras.

Debate

Ainda no dia do meio ambiente, às 19h, a SOS Mata Atlântica e o jornal Folha de S.Paulo promovem um debate sobre a floresta mais ameaçada no Brasil.

Já estão confirmadas as participações de Mário Mantovani; Magda Lombardo, professora de geografia da Unesp, especialista em clima urbano e planejamento territorial; e o produtor de cinema e TV Estevão Ciavatta, idealizador da campanha de financiamento coletivo Dá Pé, voltada ao reflorestamento do país.

O evento acontecerá às 19h, no auditório da Folha, na Alameda Barão de Limeira, 425, em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e estão abertas. Para se inscrever, basta acessar o site eventos.folha.com.br.


Compartilhe

Comentários

  • João Paulo Pugin

    Olá, pessoal. Parabéns pela ótima iniciativa. A distribuição continua amanhã (terça)?
    Super obrigado!

    • http://www.sosma.org.br/ Fundação SOS Mata Atlântica

      Oi, João! Ainda estamos avaliando a possibilidade de distribuição em outro dia dessa semana do Meio Ambiente. Fique de olho aqui em nosso site ou mídias sociais. Abraços!