Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Festival Aves de Paraty e a formação de uma Cidade Observadora de Aves
23/08/2018


A partir de 25 de agosto, sábado, as aves invadem o Sesc Paraty à exposição Aves da Mata Atlântica. Além disso, de 13 a 16 de setembro, o Centro Histórico de Paraty recebe a 6ª edição do Festival Aves de Paraty (FAP). A exposição e o Festival são uma parceria entre Associação Cairuçu e Sesc Paraty. A exposição Aves da Mata Atlântica apresentará cerca de 50 fotografias da colorida fauna das aves brasileiras. Já o Festival é um evento que agrega educação ambiental, observação e fotografia de aves livres nessa linda cidade.

Paraty representa muito bem essa riqueza da região da Costa Verde e sua importância para conservação da biodiversidade. Nessa região estudos apontam para a ocorrência de pelo menos 477 espécies de aves, entre as quais 116 são endêmicas da Mata Atlântica. A presença de uma parte significativa dos diferentes ecossistemas que compõem o bioma, incluindo não apenas florestas, mas também restingas e manguezais, oferece aos fotógrafos grandes oportunidades de observação e captação desse instante fugaz entre um voo e outro.

No dia 26 de agosto, domingo, às 18h, o público do Sesc ainda terá a oportunidade de conhecer o trabalho de João Quental na palestra “Fotografando Aves da Mata Atlântica”, onde fotógrafo irá mostrar algumas imagens das incríveis espécies que existem na Mata Atlântica, mostrando suas peculiaridades e discutindo técnicas e formas de aproximação que permitem o registro dessas aves.

Sobre a exposição

A exposição “Aves da Mata Atlântica” é formada por um grupo de 20 fotografias de João Quental. Ele é um dos mais conhecidos fotógrafos de aves do Brasil. Possui aproximadamente 1500 espécies fotografadas, e suas imagens ilustram livros e publicações variadas, tanto brasileiras quanto no exterior. Ministra workshops na Amazônia e na Mata Atlântica, onde ensina técnicas e abordagens para registrar aves em ambientes onde, geralmente, é difícil até mesmo visualizá-las. Também é autor do livro “Flores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro” e o guia “Aves do Rio de Janeiro”, e ensina fotografia de natureza na Associação dos Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (AAJB-RJ). Recentemente, ampliou seu foco de atuação, fotografando aves tanto em outros países da América do Sul, quanto na Índia e na África.

Sobre o Festival Aves de Paraty (FAP)

O evento promove atividades educativas, saídas para observação de aves e diálogos sobre o tema na cidade de Paraty. A 6ª edição do Festival Aves de Paraty – FAP, realizado pela Associação Cairuçu desde 2013, acontece este ano em correalização com o Sesc Paraty, Unidade Santa Rita – Centro Histórico, de 13 a 16 de setembro; com toda sua história, cultura, diversidade de avifauna e exuberância da Mata Atlântica.

É um evento único que agrega educação ambiental, observação e fotografia de aves livres nessa linda cidade. O principal objetivo educativo do Festival Aves de Paraty é que crianças e adolescentes aprendam brincando sobre as aves e a preservação ambiental; unindo sensibilização, conhecimentos e lazer num circuito de atividades práticas orientadas por monitores e gratuitas. Em cinco edições anuais do evento, já participaram das atividades educativas cerca de 3.000 estudantes de 30 instituições de ensino da cidade.

Em paralelo, as saídas de campo possibilitam a observação e registro de diferentes, raras e até novas espécies de aves; além da oportunidade de trocas interessantes, uma vez que tudo isso acontece num grande encontro de pessoas que amam passarinhar! Até o momento são 477 espécies de aves registradas em Paraty, entre elas, o formigueiro-de-cabeça-negra e o socó-boi-escuro, avistadas diariamente na região. Vale destacar que nossa riqueza de aves é muito expressiva em relação ao total de espécies do bioma Mata Atlântica!

Venha participar das atividades educativas e fortalecer o birdwatching, apoiando a formação de uma CIDADE OBSERVADORA DE AVES que une seu patrimônio natural e histórico ao desenvolvimento socioeconômico. O Festival Aves de Paraty acontece de 13 a 16 de setembro de 2018 no Largo de Santa Rita – Centro Histórico de Paraty.

Faça sua inscrição no site, confira a programação completa e os parceiros locais que oferecem hospedagem e passeios guiados.

Serviço:

Exposição “Aves da Mata Atlântica”, fotografias de João Quental, de 25 de agosto a 16 de setembro, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico.

Palestra “Fotografando Aves da Mata Atlântica”, o fotógrafo João Quental irá mostrar algumas imagens das incríveis espécies que existem nesse bioma, mostrando suas peculiaridades e discutindo técnicas e formas de aproximação que permitem o registro dessas aves. Dia 26 de agosto (domingo), às 18h, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico. Capacidade de 60 lugares com distribuição de senhas uma hora antes do evento.

Mais informações pelos números dos telefones: (24) 3371-4516 / 3371-8415

Festival Aves de Paraty – clique aqui e veja a programação completa

CARTAZ A5

Todas as atividades são gratuitas.


Tags

Compartilhe

Comentários