Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Fotógrafos comentam satisfação por participar da exposição Olhares sobre a Mata Atlântica
06/02/2019


Fotógrafos comentam satisfação por participar da exposição Olhares sobre a Mata Atlântica

O Conjunto Nacional, em São Paulo, recebe até o dia 11 de fevereiro a exposição Olhares sobre a Mata Atlântica, mostra fotográfica da Fundação SOS Mata Atlântica que retrata a visão de 30 pessoas sobre o bioma em várias partes do Brasil, além dos mais diversos contextos socioambientais.

Os 30 participantes foram os melhores colocados no Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia – patrocinado pela Sanofi. Entre eles estão José Furlan Pissol, de Piracicaba (SP), com o trabalho “Reapropriação“, que ficou em segundo lugar e Ricardo de Souza Martinelli, com a foto “Gruta Temimina“, de Apiai, São Paulo.

José Furlan Pissol_Reapropriação_Piracicaba_SPPara Furlan, o concurso significa o retrato de sua realidade em fotografar natureza e como acredita na conservação do meio ambiente. Para ele a fotografia tem o poder de mobilizar.

“Eu gosto muito de meio ambiente e sempre faço questão de registrar isso. É muito importante ter algo para chamar a atenção das pessoas para o tema. Precisamos sensiblizar as pessoas para o cuidado do meio ambiente, senão depois poderemos não ter isso mais“, destaca ele, que inscreveu diversas fotos, mas não imaginava que essa estaria entre as vencedoras.

Já Martinelli destaca que a fotografia pode levar as pessoas a lugares onde elas normalmente não podem ir, como é o caso da gruta que fotografou, localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR).

“A gente fotografa para que mais pessoas  possam ver nossas imagens. Então, é muito gratificante participar da exposição. Assim, conversamos Ricardo de Souza Martinelli_Gruta Temimina_Apiai_SPsobre nosso trabalho, mostramos a foto e chegamos ao objetivo final de preservação da natureza. Muitas pessoas não conhecem certos biomas ou áreas preservadas e, sem conhecer, não conseguem ter a consciência da preservação. A fotografia pode levar as pessoas a isso“, afirma ele.

No próximo fim de semana (9 e 10/02), a exposição Olhares sobre a Mata Atlântica receberá duas oficinas de stopmotion (animação) e fotocolagem (recortes de revistas e jornais). As atividades acontecerão no sábado (das 14h às 15h30) e no domingo (das 15h às 16h30). As inscrições devem ser feitas pelo email info@sosma.org.br. Os interessados também podem verificar a disponibilidade no dia, mas as vagas são limitadas.

Clique aqui e veja as 30 imagens participantes da exposição.

Olhares sobre a Mata Atlântica
Quando: até 11/02, segunda a sábado, das 6h às 22h; domingo, das 10h às 22h
Oficinas: fotocolagem – sábado (9/02), das 14h às 15h30; stopmotion – domingo (10/02), das 15h às 16h30;
Inscrições para as oficinas pelo email: info@sosma.org.br ou verifique a disponibilidade no dia (vagas limitadas)
Onde: Conjunto Nacional – avenida Paulista, 2073 –  Piso Térreo
Evento aberto e grátis


Compartilhe

Comentários