Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Exposição fotográfica integra programação do Viva a Mata 2019
08/05/2019


Mostra retrata olhar de 30 pessoas participantes do Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia – patrocinado pela Sanofi

Até 16 de maio (quinta), a exposição de fotos “Olhares sobre a Mata Atlântica“ fica em cartaz na Unibes Cultural como parte da programação do Viva a Mata 2019, iniciativa que há 15 anos celebra o Dia da Mata Atlântica (27/05). Realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, a mostra retrata a visão de 30 pessoas sobre a Mata Atlântica em várias partes do Brasil, além dos mais diversos contextos socioambientais. As fotos participantes são as 30 melhores colocadas no Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia – realizado em 2018 com patrocínio da Sanofi –, e foram selecionadas pelo júri técnico da iniciativa.

A exposição conta com imagens de espécies da Mata Atlântica (como aves, répteis, mamíferos) e belas paisagens, como cataratas, praias e grutas, retratos da relevância das matas, dos parques e reservas e a relação da sociedade com esses espaços, como no turismo e no lazer. Ainda é possível ver cenas que ressaltam o valor e a beleza do mar e de toda vida marinha, mas também trabalhos com mensagens alarmantes, como a de rios poluídos. Entre os trabalhos estão “Geometrias da Natureza“, que destaca as formas de um louva-a-deus se confundindo com folhas, “Reapropriação“, onde um engenho abandonado é tomado pela mata, e “Sentinelas“, que apresenta a sentinela de abelhas Jataí.

Para Marcia Hirota, diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, o objetivo da exposição é mostrar a importância da relação das pessoas com a Mata Atlântica. “Apesar de a maioria da população viver em área de Mata Atlântica, essa floresta ainda não é notada por todos. Queremos que as pessoas percebam a importância da Mata Atlântica para a nossa qualidade de vida. Revelar a beleza e os desafios do bioma também pode fazer a diferença para a sua conservação“, acredita ela.

A Mata Atlântica é a casa de 72% da população e oferece serviços essenciais para a sobrevivência e bem-estar de todos – contribui para a produção de água que abastece as cidades, regulação do clima, melhoria da qualidade do ar, além de resguardar a história e oferecer espaços de lazer e recreação. Único bioma protegido por lei, é o mais ameaçado do Brasil – são apenas 12,4% da área original e 80% do que resta está em áreas privadas.

A exposição conta com apoio da Unibes Cultural, que também recebe diversas atividades do Viva a Mata 2019, além de curadoria de diversos profissionais das áreas de biologia, comunicação e fotografia.

O Viva a Mata 2019 conta com o apoio de Bradesco Cartões, Colégio Dante Alighieri, Globo, Latam, Unibes Cultural e das secretarias Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Olhares sobre a Mata Atlântica
Quando: 8 a 16/05, terça a domingo, das 10h às 19h
Local: Unibes Cultural – Galeria
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP
Ao lado do metrô Sumaré – opte pelo transporte público
Evento aberto e grátis


Compartilhe

Comentários