Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Fundação SOS Mata Atlântica participa do Festival LivMundi
13/06/2019


Festival acontece na Casa Firjan e ocupa o Parque Lage com seu tradicional evento no fim de semana

O LivMundi – uma das principais plataformas de vida sustentável do país – iniciou no  dia 1º de junho a terceira edição de seu festival, que tem como missão provocar a reflexão e convocar a sociedade para ações transformadoras relacionadas a causa da sustentabilidade. A temática do evento este ano é a conexão das diversas redes e territórios que compõem a cidade, fazendo um chamado para a construção de pontes que unam a todos em torno de um objetivo comum. O festival, que teve seu início no Complexo da Penha, segue com programação na Casa Firjan e no Parque Lage, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca.

Para conectar o carioca com o tema e sensibilizar a comunidade sobre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sustentabilidade, o LivMundi, através do mote “Comece a Transformar o Mundo”, vai mostrar como cada atitude afeta não só as nossas vidas como o futuro das próximas gerações.

São mais de 50 atividades, entre histórias de sucesso e experiências transformadoras de jovens cariocas engajados e que estão à frente de projetos incríveis em comunidades. Além da participação de profissionais referência em suas atividades, no Brasil e em outros países como Holanda, Espanha e Estados Unidos, apresentando cases de inovação.

Como já acontece tradicionalmente no Parque Lage, na Zona Sul da cidade, uma programação nos dias 15 e 16 de junho com feiras como a Junta Local, atividades ao ar livre, debates, rodas de conversa, living lab, práticas de saúde, oficinas e atrações culturais promovendo o tema por meio de experiências, vivências e trocas. “Durante todo um fim de semana teremos atrações pensadas para ajudar cada pessoa a promover uma mudança de hábitos de forma simples e saudável. Queremos que todos se envolvam nessa mudança”, explica Luciane. Durante o fim de semana de atividades também haverá programação de demonstração das ações realizadas na Penha com a participação de representantes da comunidade.

A Fundação SOS Mata Atlântica participa do evento no dia sábado (15) no Parque Lage. Às 11h, Malu Ribeiro, especialista em Água, participará de um debate sobre impactos (in)visíveis da nossa vida no planeta. Na ocasião, os desastres ocorridos em Mariana e Brumadinho serão usados de exemplo sobre como nossas provocam efeitos sobre o planeta. Às 15h, Érika Guimarães, gerente de Áreas Protegidas, estará na roda sobre Unidades de Conservação (UCs) que será realizada para entender a importância dessas áreas para a sociedade e como protegê-las.

A premissa do festival é que “juntos, ganhamos mais consciência do nosso papel, compartilhamos práticas e conhecemos novas possibilidades e a força do coletivo está na diversidade e na atuação de cada um, de cada nó”. Só na última edição do Festival LivMundi, foram encaminhados para reciclagem 1.141 kg de resíduos; 3.200 litros de esgoto sanitário coletado e tratado que irrigaram 58 goiabeiras.

Todas as atividades do Parque Lage são gratuitas e as inscrições já estão abertas através do site do Festival (www.livmundi.com).

Os ciclos de debates na Casa Firjan, em Botafogo, ainda acontecem nos dias 13, 18 e 19 de junho, com especialistas de diversas áreas e convidados internacionais de peso que discutirão modelos de negócios e soluções inovadoras para os desafios do futuro.

Confira aqui a programação completa do LivMundi:

https://www.livmundi.com
https://twitter.com/livmundi
https://www.facebook.com/livmundi
https://www.instagram.com/livmundi/


Tags

Compartilhe

Comentários