Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Organizações da sociedade civil realizam ação nacional de conservação de manguezais
25/07/2019


Iniciativa celebra Dia Mundial de Proteção aos Manguezais (27/07)

O Limpa Mangue Brasil 2019 será realizado nos dias 26 e 27 de julho, com o envolvimento de universidades, ONGs, Oscips, catadores de caranguejo, pescadores, projetos sociais, órgãos públicos e comunidades ribeirinhas. As ações estão programadas das 8h às 13h, em todo o País. A proposta partiu do Ecomuseu Natural do Mangue, situado no estuário do Rio Cocó, em Fortaleza (CE), e é realizada pela Rede Nacional dos Manguezais (Renaman). A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a preservação e recuperação do ecossistema manguezal.

Após analisar diversos problemas ambientais e percebendo que a questão dos resíduos sólidos é uma das mais preocupantes para os mangues, o Ecomuseu Natural do Mangue criou, em 2017, a ação Limpa Mangue Brasil, também para despertar a responsabilidade socioambiental em empresas, instituições e população. Em 2018, foram coletadas quase cinco toneladas de resíduos em manguezais pelo Brasil.

Rico em matéria orgânica, refúgio natural para reprodução, alimentação e proteção de muitas espécies da fauna e da flora, o manguezal também contribui para sobrevivência de aves, répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção. Porém, o lixo já é uma realidade em diversos manguezais brasileiros, o que pode prejudicar a biodiversidade, já que estamos falando de uma área de berçário para inúmeras espécies que ali habitam ou passam no período de desova. Além disso, este ecossistema é fundamental para diversas comunidades de pescadores e catadores de mariscos que sobrevivem dos recursos naturais do mar e do próprio manguezal.

A ação de limpeza do manguezal pretende demonstrar a necessidade de se desenvolver trabalhos de educação ambiental, criando possibilidades para a população transformar conhecimento em novas atitudes.

Para participar ou saber os locais das ações entre em contato com museunaturaldomangue@hotmail.com ou pelo telefone (88) 99268-8241.

Com informações da Agência Econordeste e Ecomuseu Natural do Mangue.


Compartilhe

Comentários