Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Nota da Fundação SOS Mata Atlântica em apoio ao INPE
31/07/2019


 

A Fundação SOS Mata Atlântica manifesta total solidariedade ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e ao seu diretor, Dr. Ricardo Galvão, diante das recentes contestações e ataques do Presidente da República, com críticas extremamente desrespeitosas e sem fundamento, o que consideramos inaceitável.

O INPE é parceiro da Fundação SOS Mata Atlântica desde 1989 na realização do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. Trata-se de uma instituição de excelência, que produz ciência, tecnologia, conhecimento e formou inúmeros cientistas, acadêmicos e técnicos.

Com reputação internacional, e sempre respeitado pelos governos anteriores, de diferentes partidos e correntes ideológicas, o Instituto é referência pela transparência dos dados e conhecimento construídos, e oferece enorme contribuição para que o Brasil evolua na área espacial e de tecnologia. Além disso, seu trabalho permite um olhar mais atento, com embasamento científico, à agenda da proteção aos nossos patrimônios naturais.

Em nossa visão, ao contrário do que afirmado pelo Presidente da República, não são os dados divulgados pelo INPE que prejudicam o país, mas sim o avanço do desmatamento sobre nossas florestas, que não trazem desenvolvimento, nos afastam do cumprimento de compromissos internacionais, como o Acordo de Paris, e atrapalham o país no comércio internacional.

O Brasil quase extinguiu o bioma Mata Atlântica, considerado Patrimônio Nacional. Há mais de 30 anos, trabalhamos para reverter a situação, missão para a qual o monitoramento realizado em parceria com o INPE é, desde o princípio, aliado fundamental. Não podemos esquecer do nosso passado, nem cometer os mesmos erros. E a ciência é peça-chave para isso.

O INPE está a serviço do Brasil e dos brasileiros, com toda sua excelência técnica e científica. Nós, da sociedade civil, temos muito orgulho dessa parceria, motivo pelo qual fizemos uma homenagem ao Instituto em maio deste ano, no evento Viva a Mata, em que celebramos os 30 anos de convênio e trabalho conjunto em prol da Mata Atlântica.

Fundação SOS Mata Atlântica


Compartilhe

Comentários

  • Leliana Aparecida Casagrande L

    Parabéns pela Iniciativa de apoio ao INPE!