Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Prorrogadas as inscrições para a formação de professores com imersão na natureza
13/08/2019


Projeto Aprendendo com a Mata Atlântica realiza formação para educadores em vivência com a natureza

Como os professores podem garantir a atenção de jovens na sala de aula – e seus diversos fatores de distração – ao mesmo tempo que buscam melhorar os índices de qualidade de ensino? Uma formação para professores do ensino médio pretende dar essas respostas a partir de exercícios práticos na natureza. Nos próximos dias 24 de agosto e 21 de setembro, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, em Itu, receberá a iniciativa promovida pelo projeto Aprendendo com a Mata Atlântica e facilitada por educadoras do Instituto Romã. A formação é gratuita e voltada para professores do ensino médio. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até 16 de agosto neste link.

Ao lidar com a fase de transição de um adolescente para a vida adulta, os professores precisam levar em consideração uma série de transformações – biológicas, sociais e psicológicas – que impactam diretamente no desempenho escolar dos alunos. Além disso, se veem em situações estressantes, em que precisam buscar melhores índices de qualidade, mas com o desafio de atender as expectativas de jovens com acesso cada vez maior a informações – o que os deixa mais ansiosos e com baixa capacidade de focar a atenção –. Com isso, a concentração em sala de aula nem sempre é algo tão simples de alcançar.

As práticas de atenção na natureza podem auxiliar na melhora das condições dos professores em se expressar e compreender sentimentos e para a valorização da convivência em grupo. Com isso, é possível a construção de novas relações com base no respeito à diversidade e a solidariedade e a maior capacidade de desenvolver a empatia e compaixão. Todas essas competências socioemocionais são expressas nas Base Nacional Comum Curricular e almejadas para a Educação do Século XXI.

“Vários estudos trazem os benefícios que o contato com a natureza trazem como o aumento da criatividade, bem-estar, concentração, entre outros. Além disso, podemos aprender muito com ela como exemplo de harmonia e diversidade entre seus indivíduos. Trazer os educadores para nosso Centro de Experimentos é uma forma que encontramos para desacelera-los e fazer com que olhem para dentro de si e encontrem a solução para o resgate de sua atenção“, afirma Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

Composta por diferentes sessões de aprendizagem, a formação também inclui oficinas em que os conteúdos particulares de cada professor serão expostos para serem trabalhados com o foco da atenção. A ideia é fazer com que cada educador se aproprie das técnicas apresentadas.

O local escolhido para a formação é a base de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano – com cerca de 100 espécies nativas. A fazenda, de propriedade do Grupo HEINEKEN no Brasil – também patrocinador da formação – e que desde 2007 é cedida em comodato para a SOS Mata Atlântica, tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de sua área recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, 12 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que já alcançam 10 metros de altura e a partir dos projetos de pesquisas realizados em parcerias com universidades, já se pode considerar o espaço como refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas.

Formação para aprendizagem com foco
Quando: 24 de agosto e 21 de setembro de 2019 (dois encontros), das 9h às 17h
Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu/SP.
Carga horária: 16 horas
Público-alvo: professores do ensino médio
Mais informações: (11) 4013-2551 ou kelly@sosma.org.br
Inscrição gratuita neste link.


Compartilhe

Comentários