Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Centro de Experimentos Florestais abre as portas para o público
09/10/2019


Fundação SOS Mata Atlântica realiza Porteira Aberta em sua sede em Itu com o objetivo de resgatar a relação das pessoas com a natureza

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza no dia 19 de outubro, das 9h às 12h, a 44ª edição do Porteira Aberta. Realizado desde 2010, o evento abre o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, em Itu (SP), para visitação e realização de atividades com a natureza, como a visita a um jardim sensorial e ao viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica. Até hoje, mais de 2.000 pessoas já participaram da iniciativa. Os visitantes ainda conhecerão um pouco mais do trabalho da ONG e seus projetos. Clique aqui para se inscrever.

O evento é uma oportunidade que os participantes terão para mostrar sua influência em melhorar a vida também na Mata Atlântica. Trata-se de um momento de vivência com a natureza com diversos públicos, como crianças, adultos e idosos. São pessoas de diversas realidades que, juntas, caminham, conhecem, conversam e compartilham histórias.

O Porteira Aberta, ainda mostra a atuação da ONG, principalmente, na área de restauração florestal. No local do evento funciona a base de restauração florestal da SOS Mata Atlântica, com um viveiro com capacidade de produção de 750 mil mudas por ano – com cerca de 100 espécies nativas. Durante o evento é possível saber mais sobre o processo de colheita de sementes, produção e preparação de mudas para plantio. No Centro de Experimentos Florestais também são realizadas ações de pesquisa, educação ambiental, mobilização, cursos e capacitação. Anteriormente, o local abrigava uma fazenda de café que teve sua área restaurada pela ONG.

A fazenda, de propriedade do Grupo HEINEKEN no Brasil e que desde 2007 é cedida em comodato para a SOS Mata Atlântica, tem mais de 500 hectares e teve mais da metade de sua área recuperada com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Hoje, 12 anos depois, já é possível ver um cenário bem diferente, com árvores que já alcançam 10 metros de altura e a partir dos projetos de pesquisas realizados em parcerias com universidades, já se pode considerar o espaço como refúgio para a biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves já identificadas e 26 espécies de mamíferos

Além disso, com patrocínio do Grupo HEINEKEN no Brasil, desde 2010 é desenvolvido no espaço um projeto de educação ambiental para escolas e grupos de Itu e região, que já recebeu mais de 48 mil pessoas para atividades como a trilha, jardim sensorial, centro de interpretação e viveiro de mudas nativas e tem como principal objetivo proporcionar experiências com a natureza e diálogos sobre questões socioambientais.

“Além de se reconectar com a natureza, no Porteira Aberta as pessoas têm a oportunidade de entender o processo de restauração florestal, como uma semente é colhida, como uma muda é preparada para o plantio, entre outras coisas. É um dia muito divertido e produtivo para quem quer saber mais sobre nossas atividades e a importância do meio ambiente“, afirma Aretha Medina, coordenadora de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica.

Porteira Aberta
Quando: 19 de outubro de 2019, das 9h às 12h
Onde: Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 – Bairro Porunduva – Itu/SP.
Como chegar: https://goo.gl/J9RMjV
Mais informações: (11) 4013-2551 ou camila.rizzi@sosma.org.br
Inscrições gratuitas no link: https://www.sosma.org.br/projeto/cadastros/inscricao-porteira-aberta/


Compartilhe

Comentários