Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

23/06: Manifestação em defesa do Parque do Iguaçu
20/06/2013


O Parque Nacional do Iguaçu – orgulho brasileiro, Patrimônio Natural da Humanidade e lugar famoso mundialmente por conta do seu exuberante conjunto de Cataratas – está ameaçado. Ele é o segundo parque nacional mais visitado do Brasil, mas corre risco.

Em 2011, a zona de amortecimento do Parque (área que circunda a Unidade de Conservação e dá proteção adicional a ela) foi reduzida de 10 quilômetros para 500 metros. Mais recentemente, foi autorizada a construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, que afeta diretamente o Rio Iguaçu.

Agora, um Projeto de Lei (PL no 7.123/2010) propõe a construção da “Estrada-Parque Caminho do Colono”, que cortará ao meio um dos últimos remanescentes florestais contínuos de Mata Atlântica. A “Estrada-Parque” impactará e colocará sob ameaça a conservação da biodiversidade em Iguaçu (saiba mais).

Para a construção da Estrada, o PL prevê ainda uma alteração da Lei 9.985/2000 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que prejudica não só o Parque Nacional do Iguaçu como as outras Unidades de Conservação nacionais.

Por isso, às 10h30 do dia 23/06/2013, será realizado um Ato Público em Defesa do Parque Nacional do Iguaçu.

Local: Área de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas (Hotel das Cataratas).

Os interessados em participar entrarão gratuitamente no Parque Nacional do Iguaçu. Basta estar no portão entre 9h30 e 10h, de onde seguirão em ônibus até o Hotel das Cataratas.

 

Parques Nacionais

Apesar de porção significativa de o território brasileiro ter sido oficialmente reconhecida como área protegida (Unidade de Conservação, Terra Indígena e Território Quilombola), os dados disponíveis comprovam que essa proteção não é efetiva. O patrimônio ambiental contido nessas áreas não é tratado com a devida prioridade nem recebe investimentos adequados. Dos 69 Parques Nacionais, apenas 26 estão abertos à visitação e somente 18 teriam hoje infraestrutura satisfatória para atender os turistas.


Compartilhe

Comentários

  • Joao Marcos Alegranci

    JOAO MARCOS ALEGRANCI

  • Neusa

    Liguei para o 0800-619 619 e deixei minha mensagem de protesto.

  • Christiane

    essa beleza natural nao pode ser destruida, devemos lutar para conservar-la!!!!