Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

SOS Mata Atlântica participa de Festival de Aves em Paraty
03/09/2013


A Fundação SOS Mata Atlântica participará do Festival Aves de Paraty e estará na cidade a partir desta quarta (04/09). As atividades ocorrerão na Pracinha do Pontal, de quarta a sexta, das 8h30 às 16h, e sábados e domingos, das 10h às 17h. A participação da ONG será por meio do do projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”. Um caminhão projetado como uma sala de aula itinerante para atividades de educação ambiental ficará no local.

O patrocínio é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. A parceria local é com Associação Cairuçu, Prefeitura de Paraty, Reserva Ecológica da Juatinga – Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Área de Proteção Ambiental de Cairuçu – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O projeto “A Mata Atlântica é Aqui” possui dois caminhões: o primeiro, adaptado para atividades de educação ambiental, continua viajando por 22 cidades brasileiras, em seu quinto ano de atividades. O segundo, projetado como uma sala de aula itinerante, estará até outubro em bairros de São Paulo e em eventos ambientais, como o Festival Aves de Paraty, para realizar atividades educativas gratuitas para o público de todas as idades. O objetivo é sensibilizar a população para a importância da Mata Atlântica e sua influência na qualidade de vida para despertar atitudes de boas práticas para um meio ambiente melhor.

Durante as visitas, a SOS Mata Atlântica e as instituições parceiras locais promoverão o cine Ambiental, o Jogo A Mata é o Bicho (espécie de Super Trunfo), oficinas de desenho e de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica, a Maquete Dinâmica, que representa as consequências da retirada da cobertura vegetal natural, como assoreamento dos rios, perda de nascentes e  prejuízo para o abastecimento hídrico das populações e outros jogos educativos, além de palestras.

Um cam8dos destaques da programação em Paraty é a palestra “A Mata Atlântica é aqui em Paraty”, nos dias 07 e 08/09, das 10h às 11h. Realizada por Daniel Fuser, a palestra abordará as características da Mata Atlântica na região de Paraty, bem como a importância da conservação de sua biodiversidade para a comunidade local.

O litoral Sul do Rio de Janeiro, mais precisamente a região da Baía da Ilha Grande, possui a maior concentração de remanescentes de Mata Atlântica do Estado. Municípios como Angra dos Reis e Paraty reúnem cerca de 80% da cobertura florestal do Rio de Janeiro. Esta é a segunda vez que o projeto itinerante passa pela cidade de Paraty, a primeira foi em 2009.

O caminhão conta, ainda, com estrutura própria para receber deficientes físicos. Além disso, quem tiver interesse em se tornar um voluntário também poderá participar. Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das atividades ou agendamento de grupos para visitas monitoradas, é preciso entrar em contato pelo e-mail itinerante@sosma.org.br ou itinerante.apoio@sosma.org.br. Mais informações em www.sosma.org.br/projeto/a-mata-atlantica-e-aqui-exposicao-itinerante-do-cidadao-atuante.

Fundo para apoiar a região

Em agosto, a Fundação SOS Mata Atlântica e a Associação Cairuçu lançaram o Fundo Juatinga-Cairuçu, que apoiará a Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu e a Reserva Ecológica de Juatinga, duas importantes Unidades de Conservação (UCs) localizadas em Paraty. A iniciativa é uma parceria com a EST Cosméticos, marca brasileira de cuidados pessoais.

O Fundo Juatinga-Cairuçu terá como objetivo fortalecer e apoiar a gestão das UCs por meio de suporte técnico, logístico e financeiro. Entre as atividades destacam-se o apoio à gestão, manejo e fiscalização; promoção da melhoria da infraestrutura e aquisição de equipamentos; atividades de formação e educação ambiental; pesquisas e estudos científicos; e incentivo ao turismo sustentável de base comunitária.

Os primeiros recursos do Fundo virão de uma nova linha da EST, chamada Juatinga, que destinará 20% da receita líquida de seus produtos ao projeto. A  Associação Cairuçu, que há 11 anos realiza ações de educação para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da região de Paraty, apoiará a execução das atividades locais.

Saiba mais sobre o fundo e os produtos aqui.

 



Compartilhe

Comentários