Notícias

Newsletter

Acompanhe as novidades e fique sempre informado sobre nossos eventos

Vencedores Prêmio de Reportagem
03/09/2008

As reportagens de Mauri König e Bianca Vasconcellos veiculadas, respectivamente, no jornal Gazeta do Povo e na SBT Brasil são as vencedoras do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica 2008. A cerimônia, promovida pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica), reuniu cerca de 300 jornalistas e formadores de opinião nesta terça-feira (26 de agosto), na Pizzaria Bendita Hora, em São Paulo. Ao todo, 13 finalistas foram premiados na cerimônia apresentada pela jornalista Rosana Jatobá. No Brasil, o Prêmio conta com o patrocínio exclusivo da Colgate-Palmolive por meio da linha de produtos Sorriso Herbal.

Na categoria Impresso, os vencedores são: 1º lugar: Mauri Konig, do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, com o texto “A última testemunha: cem anos de resistência”; 2º lugar: Carlos Fioravanti, da Revista Pesquisa FAPESP com a reportagem “Semeadores de Florestas”; 3º lugar: Herton Escobar, do jornal O Estado de S. Paulo escreve sobre um pedaço de Mata Atlântica muito conhecido dos paulistanos. As menções honrosas foram para Eduardo Lacerda, da Revista Terra da Gente, com “Pequenos Mistérios”; Luiz Antonio Figueiredo, da Revista Terra da Gente, com “Vale a pena neutralizar carbono?”; Maura Campanili, da Revista Terra da Gente, com “Boa Nova e o Gravatazeiro” e Natália Suzuki, da Revista Problemas Brasileiros, com “A mata atlântica ainda pede socorro”. E na categoria Televisão os vencedores são: 1º lugar: Bianca Vasconcellos e a equipe do SBT Brasil, com “Mata Atlântica: reserva sem lei”; 2º lugar: Aline Resende de Carvalho, com a equipe da Rede Minas de Televisão; 3º lugar: Beatriz Castro e a equipe do programa Nordeste, Viver e Preservar, da TV Globo Nordeste, com “Assentamentos VERSUS Mata”; e as menções honrosas para: Helen Martins, do Globo Rural / TV Globo, com “De Bem com a Minha Terra 1”;Luiz Antonio Malavolta, da Rede Record de Televisão, com “Os perigos da Serra do Mar”; Márcia Bongiovani, do Repórter Eco / TV Cultura, com “Reserva particular de Mata Atlântica”.

O vencedor do primeiro lugar em cada uma das categorias vai participar do Congresso Mundial de Conservação (IUCN World Conservation Congress), em Barcelona, na Espanha, em outubro deste ano, junto com os vencedores dos outros países onde o Prêmio é realizado. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberam R$ 5.000 e R$ 2.500, respectivamente. Conheça mais em www.premioreportagem.org.br


Tags

Compartilhe

Comentários