Se mantenha informado de nossas ações
Iniciativas
Observando os rios
Nova história para a Mata Atlântica
Aprendendo com a Mata Atlântica
Apoio a áreas protegidas marinhas
Apoio aos parques e reservas
Florestas do futuro
Centro de experimentos florestais
Aqui tem mata
Atlas da Mata Atlântica
Unidades de Conservação municipais na Mata Atlântica
Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica
Educação Ambiental
2022: muitos desafios vencidos, novidades e conquistas
21 de dezembro de 2022
por Marcia Hirota
Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica
e Luis Fernando Guedes Pinto
Diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica
Um ano que valeu por muitos! Quantos acontecimentos, realizações e novidades. Em 2022, tivemos grandes mudanças institucionais, com trocas na presidência e na diretoria executiva da Fundação SOS Mata Atlântica e deslocamento da nossa sede de São Paulo para Itu, no interior do estado. O município escolhido já abrigava nosso Centro de Experimentos Florestais – que acaba de completar 15 anos e nesse período recebeu mais de 60 mil visitantes. Até o tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel, foi conhecer nossa nova casa em novembro.
Ao longo deste ano, divulgamos 8 estudos, com destaque para os dados de desmatamento no bioma – além do Atlas da Mata Atlântica, demos início ao Sistema de Alertas de Desmatamento –; relatórios sobre a qualidade da água dos rios; uma análise sobre a produção de alimentos no bioma e um artigo científico na revista Perspectives in Ecology and Conservation com lições e experiências para evitar que a trajetória de destruição da Mata Atlântica se repita na Amazônia. Toda essa produção de conhecimento, além de posicionamentos e artigos da Fundação, teve grande destaque na imprensa, em veículos como Jornal Nacional, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, CNN e Deutsche Welle.
Participamos dos principais eventos ambientais mundiais, como a Conferência do Clima (COP22, no Egito) e a Conferência da Biodiversidade (COP15, no Canadá).
Nos tornamos parceiros oficiais da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas e nos alegramos com a escolha da Mata Atlântica como um dos 10 ecossistemas referência no tema. O bioma concorreu com 156 iniciativas e foi reconhecido pelas ações de restauração que já foram realizadas com sucesso e pelo grande potencial futuro. Esperamos que isso possa canalizar mais recursos, parcerias e projetos para a restauração da Mata Atlântica acontecer em maior escala e velocidade, o que é essencial para a conservação da biodiversidade, a mitigação e adaptação de mudanças climáticas, para a garantia de água e outros serviços ecossistêmicos essenciais para a população brasileira e para o planeta.
No âmbito político, as eleições dominaram o segundo semestre. Preparamos e divulgamos nossas recomendações aos candidatos, elencadas na carta Retomar o Desenvolvimento. E trabalhamos arduamente, junto a outras organizações e parlamentares comprometidos com a causa, para evitar mais retrocessos no Congresso Nacional e barrar os projetos de lei antiambientais, com sucesso na maioria dos casos. Também dialogamos e oferecemos propostas à equipe de transição do novo governo.
2023 será um ano de reconstrução. Será preciso anular decretos e atos que desmantelaram a legislação ambiental brasileira e promover uma agenda ampla de descarbonização da economia, por meio de políticas alinhadas com a emergência climática e com a equidade socioambiental.
Nosso país se afastou da condição de potência e liderança ambiental planetária. Mas a emergência climática, além de ameaça, também representa chance para resgatar a liderança e abrir oportunidades para o desenvolvimento. O fim do desmatamento e a restauração dos ecossistemas são centrais para um futuro próspero e equitativo para os brasileiros.
Estamos convictos de que, para o país resgatar a credibilidade, é preciso dar prioridade ao meio ambiente. Faremos a nossa parte por um futuro mais verde e azul – porém não sozinhos. A cada passo estaremos bem acompanhados por nossos voluntários, doadores, parceiros, conselheiros e equipe aguerrida, a quem aproveitamos para agradecer todo apoio, empenho e dedicação.
Um 2023 com excelentes notícias para a Mata Atlântica e todos nós.
Relacionados
Fundação SOS Pro-Mata Atlântica
+55 (11) 3262-4088
Rodovia Marechal Rondon, KM 118
13312-000 - Bairro Porunduva – Itu/SP
57.354.540/0001-90
2021 © SOS Mata Atlântica