Blog

Assine a petição em defesa da Serra do Gandarela
09/06/2014


Com informações do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela – Uma petição online disponível no site Avaaz está cobrando do Governo Federal medidas urgentes para a proteção da Serra do Gandarela (MG).

A área passa por um movimento para criação de uma unidade de conservação para proteger seu patrimônio histórico e natural – o Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Importância - A região resguarda os aquíferos mais importantes para o abastecimento de uma população de mais de dois milhões de pessoas em Minas Gerais, com água de ótima qualidade e em grande quantidade. Além disso, abriga a segunda maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Estado, mais de cem cavidades (algumas de relevância máxima), dezenas de cachoeiras e mirantes belíssimos, raríssimas lagoas de altitude, fauna e flora endêmicas e em extinção, ruínas históricas dos séculos 18 e 19, além de um patrimônio de inestimável importância científica que inclui um sítio paleoambiental e uma paleotoca (toca de animais extintos há cerca de dez mil anos, como os tatus e preguiças gigantes).

Apesar de toda a sua relevância socioambiental, a Serra do Gandarela está ameaçada por megaprojetos de grande impacto ambiental. Por isso a petição solicita a criação do Parque Nacional e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Serra do Gandarela pelo governo federal.

 


Tags

Compartilhe

Comentários