Blog

Marcos Palmeira fala dos benefícios de sua reserva particular
11/01/2017


O Marcos Palmeira – ator e produtor orgânico – contou em vídeo sobre sua experiência em transformar parte da sua propriedade, a Fazenda Vale das Palmeiras, em Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN), e todos os benefícios que isso trouxe.

A RPPN na verdade está valorizando toda a minha produção, seja de hortaliças, seja de pecuária, é uma garantia de uma área preservada, fora os bichos que estão voltando à área, as aves, fora o prazer de lidar com esse equilíbrio da natureza, tentar melhorar esse equilíbrio em uma região tão precária quanto aquela região serrana do Rio de Janeiro (Marcos Palmeira).

Esse trabalho de preservação e cuidado com a Mata Atlântica foi realizado com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica para a criação da RPPN. A certificação foi emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA). Confira o depoimento do ator na íntegra:

A Fundação SOS Mata Atlântica atua para apoiar o fortalecimento das Unidades de Conservação (UCs), importantes mecanismos de conservação da biodiversidade, e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural são uma categoria relevante para esta conservação. Por isso, a Fundação atua há 15 anos com o objetivo de valorizar e aumentar o interesse de proprietários de terra pela criação destas reservas, pois o engajamento dos proprietários é fundamental na manutenção dos principais remanescentes florestais da Mata Atlântica. Com esse trabalho a Fundação tem conseguido promover mecanismos sociais, econômicos e políticos para o fortalecimento e ampliação da rede de RPPNs.


Tags

Compartilhe

Comentários