Blog

Parque Natural Municipal em Tamandaré (PE) tem seu Forte revitalizado
26/05/2017


As obras de reforma do Forte Santo Inácio foram concluídas e o equipamento entregue para a comunidade. A construção do Forte foi bastante influenciada pelas tradições da coroa portuguesa e expedicionários holandeses durante o período Brasil colônia.

O Forte encontra-se dentro da área de uso militar da Marinha do Brasil no Parque Natural Municipal (PNM) do Forte de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, e foi cedido especialmente à Prefeitura Municipal de Tamandaré em regime de comodato para preservação do patrimônio arquitetônico, cultural e histórico da baia de Tamandaré, nome que foi dado ao patrono da Marinha, o Almirante Joaquim Marques de Lisboa durante a visita do imperador ao Forte.

Além do Forte, o Parque Municipal com área de 349 hectares também é relevante para a proteção de fragmentos de vegetação de restinga e a área marinha adjacente, incluindo recifes costeiros que também se encontram em uma das Zonas de Preservação da Vida Marinha da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais.

A Fundação SOS Mata Atlântica apoia a realização de projetos na APA Costa dos Corais em parceria com a Fundação Toyota do Brasil.

Também apoiamos um projeto de fortalecimento do PNM do Forte de Tamandaré que foi selecionado no Edital 01/2015 para apoio às Unidades de Conservação Municipais. Executado pelo Instituto Recifes Costeiros e patrocinado pela Repsol Sinopec do Brasil, o projeto visa capacitar educadores sobre a ecologia dos ambientes recifais, estimular o envolvimento de pescadores e jangadeiros e implantar uma brigada ambiental voluntária no Parque.


Tags

Compartilhe

Comentários