ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Perspectivas da Fundação para 2012

6 de janeiro de 2012

Confira a seguir algumas das principais perspectivas de atuação da Fundação SOS Mata Atlântica em 2012! A ONG prossegue o trabalho pela proteção do bioma – um dos mais ameaçados do país – pela conservação dos ambientes marinhos e pela construção de um modelo sustentável para as regiões de Mata Atlântica. Os projetos com resultados consolidados permanecem e muitas novidades estão previstas. E se você perdeu a última edição com os resultados da Fundação em 2011, confira aqui. Boa leitura!

Eventos, exposições, educação ambiental itinerante e um mar de atrações

O Viva a Mata, maior evento ambiental do país, terá sua oitava edição de 18 a 20 de maio, no Parque Ibirapuera em São Paulo. O projeto “A Mata Atlântica é Aqui: exposição itinerante do cidadão atuante” segue levando atividades de educação ambiental para os estados da Mata Atlântica e inicia em maio o seu quarto ciclo, com patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. Por enquanto, o caminhão continua seu terceiro ciclo, visitando cidades do Sudeste do país. Os próximos destinos do caminhão da Fundação estão no estado de São Paulo: Itanhaém, de 11 a 15 de janeiro; Guarujá, de 18 a 22 de janeiro; e São Sebastião, de 25 a 29 de janeiro. Já a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, projeto especial de 2011 que celebra os 25 anos da SOS Mata Atlântica, com patrocínio de Bradesco Cartões e Natura, finaliza seu roteiro na capital pernambucana, ficando no Shopping Tacaruna até o dia 5 de fevereiro. Durante suas passagens pelas capitais da Mata Atlântica, o projeto recebeu mais de um milhão de visitantes e levantou informações socioambientais que serão consolidadas e apresentadas durante o ano. Mas 2012 traz boas surpresas: um novo projeto itinerante vai intensificar as atividades de educação e mobilização ambiental em São Paulo. Fique ligado no nosso portal, blog, twitter e facebook para saber mais.

2012: Eleições, Plataforma Ambiental, Código Florestal e Planos da Mata Atlântica

O novo texto do Código Florestal tem votação na Câmara dos Deputados prevista para março de 2012 e em seguida será submetido à presidente Dilma. Através das áreas de Políticas Públicas, Mobilização e Rede das Águas, a Fundação continuará estimulando a mobilização, o acompanhamento e a participação política em torno do tema. Outro foco de atuação serão as eleições municipais de 2012. A SOS Mata Atlântica lançará mais uma edição de sua Plataforma Ambiental para os candidatos a prefeito e vereadores, documento que apresenta as principais questões socioambientais que precisam ser discutidas e solucionadas pelas próximas autoridades das cidades da Mata Atlântica. A ideia é apoiar o cidadão na busca do compromisso de seus candidatos com a sustentabilidade. Nos municípios, o esforço também será para que a Lei da Mata Atlântica seja efetivamente cumprida. Um dos instrumentos para isso é o Plano Municipal da Mata Atlântica, que em 2011 foi produzido em João Pessoa e Maringá com o apoio da Fundação, e em 2012 será construído em diversos outros municípios. A diretoria de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica continua sua participação em eventos de destaque, como o Fórum Social Mundial, de 24 a 29 de janeiro, em Porto Alegre. Junto com a Frente Parlamentar Ambientalista, a área de Políticas Públicas também prossegue nas mobilizações pré Rio+20 com parceiros e ONGs. Também continua o trabalho junto às Assembleias Legislativas e aos governos dos estados, para evitar o enfraquecimento da legislação ambiental em nível estadual; e a atuação em torno de temas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Pagamento de Serviços Ambientais – PSA, IR-Ecológico, dentre outros.

Costa Atlântica: as novas marés de 2012

Em 2011, o Costa Atlântica completou 5 anos, e as comemorações desse aniversário se estendem a 2012, com eventos e o lançamento de publicações. Os fundos de conservação que formam o Costa Atlântica continuarão a ser supervisionados e apoiados pelo programa, e o 5º Edital do Fundo Costa Atlântica será lançado no primeiro semestre. O programa continuará sua integração com as áreas de comunicação, eventos e voluntariado, com ações voluntárias em unidades de conservação como a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, no Rio de Janeiro, na Serra do Guararu, em São Paulo e outras. Outras boas surpresas estão a caminho e serão conhecidas durante o ano, como o lançamento de campanhas e outras atividades. Acompanhe o site, blog, facebook e twitter da SOS Mata Atlântica e fique por dentro das novidades.

Novidades da Rede das Águas

Em 2012, a Rede das Águas fortalecerá sua atuação em torno do tema, que é sensibilizador e transversal, de maneira integrada, com suporte a ações de Políticas Publicas e Mobilização (em temas como o Código Florestal, Lei da Mata Atlântica, Planos Municipais e Plataforma Ambiental, e com projetos em áreas modelo como Políticas Afirmativas, Recuperação e Conservação, e Sustentabilidade). A Rede estará presente por meio dos seus projetos e ações em eventos como o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, a VI Conferencia Mundial da Água e a Rio + 20. Também está prevista a realização de eventos próprios, como a Praia no Rio Tietê, em 22 de setembro, bem como o fortalecimento de campanhas e projetos já em andamento. Exemplos são a Campanha Tietê Vivo (www.facebook.com/TieteVivo); o projeto Água das Florestas, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil (com o fortalecimento da rede de monitoramento da água na Bacia do Pirai, integração das áreas técnicas de água e restauração florestal, dentre outras melhorias); e o Observando os Rios (com a manutenção dos 467 grupos atuantes, em 10 estados e a ampliação para mais 5 estados da Mata Atlântica, por meio de parcerias locais e regionais).

Mais restauração para as florestas no ano da Rio +20

Em 2012, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica / Grupo Schincariol completa 5 anos. O Centro, que no ano passado produziu mais de 450 mil mudas de 110 diferentes espécies nativas da Mata Atlântica, vai aumentar essa capacidade com a conclusão de obra de ampliação do seu Viveiro. O 5° aniversário será comemorado com atividades, cursos de capacitação e eventos. Além dos programas em andamento, tais como o Clickarvore e Florestas do Futuro, o programa traz perspectivas como uma maior inserção técnica no tema Código Florestal, através de estudos e acompanhamento de debates, com foco em mecanismos de estímulo à floresta (PSA, certificação, adequação ambiental, modelos econômicos de plantio, modelos de produção agrícola de baixo impacto, etc.).

Programas de educação ambiental em 2012

Além das exposições, eventos e projetos itinerantes de educação ambiental que a SOS Mata Atlântica vai conduzir este ano, a área ainda tem como destaque os programas “Mata Atlântica Vai à Escola” e “Aprendendo com a Mata Atlântica”. O programa Mata Atlântica vai à Escola completa 5 anos com novidades e o “Aprendendo com a Mata Atlântica”, que consolida a linha de ação Educação Ambiental e Mobilização do Centro de Experimentos Florestais, definiu estrategicamente os temas “Serviços Ambientais” e “Sustentabilidade” como norte das suas atividades de educação ambiental, eventos e atendimento a visitantes em 2012. O programa ampliará suas atividades, seguindo a meta de ampliação do Centro de Experimentos Florestais, e receberá pelo menos 3.000 alunos em educação ambiental, e mais 300 pessoas através do programa de visitação Porteira Aberta.

Perspectivas do Programa de Incentivo às RPPNs

O Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, coordenado pelas ONGs Conservação Internacional e SOS Mata Atlântica também traz boas perspectivas para este ano. O estímulo à conservação em terras privadas continua com o lançamento do XI edital do Programa; o apoio às ações das organizações e associações de proprietários de RPPN e a realização e apoio a oficinas e eventos para capacitação do movimento de proprietários de RPPNs, com a discussão de temas importantes acerca das reservas particulares.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/vhosts/sosma.org.br/httpdocs/wp-content/themes/SOSPortal/loop-templates/content-single.php on line 98

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS