Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

“Sua Mata, Sua Casa” em Recife

6 de janeiro de 2012

Com diversas atrações gratuitas e ferramentas interativas e tecnológicas, a mostra estreia no Shopping Tacaruna em 7 de janeiro.

A partir do dia 7 de janeiro, a cidade de Recife receberá a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, que comemora os 25 anos da Fundação SOS Mata Atlântica. A mostra, que ficará no Shopping Tacaruna até o dia 5 de fevereiro, tem o objetivo de mobilizar a sociedade e conscientizá-la de que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia. Para isso, conta com ferramentas interativas e atividades gratuitas para todos os públicos. Outro destaque da exposição é a bike repórter Ilana Costa, ciclo-ativista local que percorrerá vários pontos da cidade para divulgar a iniciativa e coletar dados sobre a região. A mostra tem patrocínio de Bradesco Cartões e Natura, com apoio local do Shopping Tacaruna.

A abertura oficial está marcada para o dia 7, às 15h, mas o público já poderá visitar a exposição a partir das 9h do mesmo dia. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos, das 12h às 20h. O Shopping Tacaruna fica na Av. Agamenon Magalhães, nº 153, Santo Amaro.

A exposição é acessível à cadeirantes e traz propostas de interação para todas as idades. Grupos de escolas, empresas, associações, entre outros interessados em agendar visitas monitoradas, podem se inscrever pelo e-mail www.sosma.org.br/blog.

Durante a exposição em Recife, os visitantes poderão aprender mais sobre a Mata Atlântica de maneira lúdica e divertida, além de serem ouvidos sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente. Os depoimentos serão colocados na “Árvore dos Desejos”, produzida com garrafas PET e embalagens de achocolatado por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), também responsável pelas artes feitas com materiais recicláveis que permeiam toda a exposição. Quem preferir poderá enviar seus desejos pelo twitter utilizando a hashtag #ARVORESOSMA.

Inspirada em uma casa, a exposição é dividida por cômodos, onde o público encontra painéis informativos, vídeos e palestras. Esses espaços retratam a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista no Brasil, a situação e curiosidades sobre o Bioma, a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas e, também, indicam o que cada um pode fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente. A cozinha, por exemplo, mostra a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No Túnel da Mata, os visitantes encontram uma parede com pequenos orifícios por onde podem olhar e visualizar imagens de animais emblemáticos do Bioma, além de poderem navegar pelo mapa de remanescentes de Mata Atlântica por meio de uma mesa vertical de touch-screen.

Segundo Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica, este é um momento bastante especial para a ONG, pois celebra todas as conquistas, realizações e aprendizados ao longo desses 25 anos de existência. “Temos muitas histórias para contar e estamos comemorando esta data com um projeto inspirador, que dialoga de maneira interativa com pessoas de diversas faixas etárias que moram na Mata Atlântica. Cada pedacinho da exposição foi pensado para aproximar a sociedade do Bioma, mostrar que essa luta é contínua e de todos nós”.

De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Pernambuco foi o segundo estado do Nordeste que mais desmatou a Mata Atlântica nos últimos anos. Na região, além de Pernambuco, o estudo avaliou também os estados da Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

“O estado de Pernambuco perdeu mais de 253 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica no período de 2002 a 2010. Não podemos permitir que o desmatamento continue a ocorrer e devemos evitar a ocupação em áreas de risco ou inadequadas para moradias”, observa Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG e coordenadora do estudo.

Recife é a última capital a receber o projeto, que já passou por Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). No final do projeto, será elaborado um dossiê com as demandas e manifestações das 12 cidades, que será entregue em Brasília e na Rio+20, em junho de 2012.

Pela cidade

Durante toda a exposição “Sua Mata, Sua Casa”, a bike repórter Ilana Costa percorrerá vários pontos da cidade com o objetivo de coletar dados sobre a região, divulgar a iniciativa e saber o que as pessoas esperam para o futuro do meio ambiente local.

As atividades da ciclista começam um dia antes da abertura da mostra (6), quando fará uma entrevista com o ambientalista Nélio Fonseca sobre o panorama da Mata Atlântica em Recife. No mesmo dia, entre 14h e 16h, coletará imagens das principais rotas de fluxo da cidade, como Conde da Boa Vista, Recife Antigo e Orla (Boa Viagem), entre outros. No dia 10, entre 9h e 12h, ela percorrerá o centro da cidade para um “Fala Povo”, no qual ouvirá motoristas, ciclistas e passageiros de ônibus sobre o tema “Você já pensou como seria uma cidade onde as bicicletas fossem maioria ou prioridade?”.

No dia 11, entre 13h30 e 16h, Ilana entrevistará representantes do Centro Sabiá, instituição local de desenvolvimento agroecológico. Professores da Escola dos Povos do Mangue, organização que trabalha para a preservação dos mangues em Recife, serão ouvidos no dia 12, entre 10h e 12h. Dia 13, a bike repórter entrevistará os visitantes da exposição, no Shopping Tacaruna. Por fim, no dia 14, a ciclista realizará a coleta de água para análise do Rio Capibaribe (trecho do Bairro de São José) e entrevistará pescadores locais.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS