Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Nota da Fundação sobre dados do MMA

10 de fevereiro de 2012

Hoje, 10/2/2012, o Estadão publicou uma reportagem sobre os dados divulgados pelo governo sobre o desmatamento da Mata Atlântica [veja a matéria aqui].

A Fundação SOS Mata Atlântica fez uma nota de esclarecimento sobre o assunto, lamentando o posicionamento do governo. Confira:

É lamentável o fato de o Ministério do Meio Ambiente não reconhecer, no estudo divulgado, os limites oficiais do Bioma Mata Atlântica definido na Lei da Mata Atlântica pelo Mapa da Área de Aplicação da Lei nº 11.428 de 2006, publicado pelo IBGE em 2008, segundo Decreto nº 6.660, de 21 de novembro de 2008, veiculado no Diário Oficial da União de 24/11/2008, conforme declaração do Secretário de Biodiversidade Bráulio Dias sobre o Atlas da Mata Atlântica realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

As áreas das Matas Secas do interior de Minas Gerais, Bahia e Piauí, que fazem parte do Bioma Mata Atlântica e vêm sendo monitoradas pelo Atlas, têm sofrido forte ameaça e os maiores desmatamentos vêm sendo observados justamente nessas regiões nos últimos anos.

Por isso, é com pesar que constatamos que a luta de 14 anos de toda a sociedade para aprovar a Lei da Mata Atlântica não é reconhecida pelo próprio governo.

O posicionamento da Ministra Izabella Teixeira sobre o Código Florestal reforça o equívoco, pois com a aprovação do atual texto a Mata Atlântica estará irremediavelmente condenada.

Fundação SOS Mata Atlântica.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS