ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

50 mil pessoas marcham contra retrocessos ambientais

20 de junho de 2012

 

No dia da chegada dos chefes de Estados à Rio+20, cerca de 50 mil pessoas percorreram as principais avenidas do centro do Rio de Janeiro para protestar contra os retrocessos socioambientais do Brasil. Diversos movimentos de todo o País pediram defesa às florestas. Entre os participantes estiveram representantes de ONGs, como a Fundação SOS Mata Atlântica, pequenos agricultores, povos indígenas, estudantes, cientistas e deputados.

Os manifestantes ergueram faixas com os dizeres “O jogo não acabou” e em gritos de ordem deixaram claro que não concordam com a posição do Congresso Nacional na aprovação do novo Código Florestal, que abre brechas na legislação que protege os rios, florestas e demais recursos naturais.

Uma das marcas do ato foi a irreverência. Muitos fizeram pinturas no rosto e artistas imitaram a presidente Dilma e outros parlamentares que apoiam a causa ruralista. Um caixão simbolizou o enterro da política ambiental imposta pelo governo de da presidente Dilma Rousseff.

O protesto fez parte do Dia Global da Ação, uma programação da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. A Fundação SOS Mata Atlântica esteve em peso no ato para mostrar que a agenda socioambiental do governo tem andado para trás, principalmente após o veto pífio da presidente Dilma e o encaminhamento ao Congresso da Medida Provisória que ainda ameaça nossos recursos naturais.

“A mensagem do grave momento pelo qual passa o País ecoou por todos os lados e das mais diversas formas”, contou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

A mobilização, que teve duração de 4 horas, ocorreu na avenida Rio Branco na altura do cruzamento com a Presidente Vargas. Os manifestantes ocuparam cinco pistas e marcharam até a Cinelândia.

Confira as fotos:

IMG_0869
IMG_0870
IMG_0871
IMG_0872
IMG_0873
IMG_0874
IMG_0875
IMG_0876
IMG_0877
IMG_0878
IMG_0879

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS