ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Abordagem colaborativa é tema de evento

11 de março de 2009

Encontro ABCD da Colaboração acontece nos dias 14 e 15 de março e espera reunir 150 pessoas para debater as “lições aprendidas” da abordagem de Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais

Nos dias 14 e 15 de março, o Centro de Convivência Santa Dorotéia, localizado no Grajaú, em São Paulo (SP), será a sede do evento ABCD da Colaboração – I Encontro dos grupos ligados ao Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais. Com o tema “Lições Aprendidas”, a iniciativa visa fortalecer e difundir a articulação entre pessoas e instituições comprometidas com o trabalho comunitário, utilizando a chamada “abordagem colaborativa”. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Trabalho Colaborativo do Grajaú (GETC-Grajaú) e tem o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e da comunidade do bairro Cajuru, de Curitiba (PR), entre outras entidades.

Durante dois dias, os participantes irão dialogar sobre como a abordagem colaborativa vem sendo aplicada em diferentes realidades locais, bem como apresentar os desafios e as perspectivas desse trabalho. Um dos nomes mais aguardados é o do pesquisador Rogério Arns Newmann, autor das primeiras publicações sobre o assunto no Brasil. Atualmente, Newmann coordena o Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário da Fundação Odebrecht, no sul do Estado da Bahia. Também estão previstos debates e “rodas de conversa” para que os participantes compartilhem experiências relacionadas à abordagem e à sua multiplicação.

Segundo Marialice Piacentini, facilitadora do processo junto ao GETC-Grajaú, o evento nasceu do interesse em fortalecer a articulação entre as diversas organizações e pessoas que utilizam esta metodologia em seus trabalhos comunitários, sempre visando a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade local. “Para manter viva essa abordagem, é importante fortalecer a troca entre as pessoas. Durante um intercâmbio do grupo com a comunidade do Cajuru, de Curitiba, berço da metodologia no Brasil, foi constatado o desejo de aprofundar a troca de experiências, saberes e aprendizados”, explica Marialice. “Assim, ganhou força a idéia de se realizar este evento”.

Em sua primeira edição, o encontro ABCD da Colaboração será restrito a convidados de organizações e comunidades que já trabalham com a metodologia ou têm interesse em conhecê-la.

A abordagem colaborativa ou o método ABCD

A abordagem do Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais – “ABCD” (Asset-Based Community Development) na sigla em inglês – foi sistematizada por John L. McKnight e John P. Kretzmann, do Instituto de Pesquisa de Política da Northwestern University, de Chicago (Estados Unidos). Ao longo de 30 anos, os pesquisadores analisaram mais de 3 mil iniciativas comunitárias e constataram elementos comuns entre as comunidades que obtiveram êxito em suas iniciativas visando o bem-estar social. A pesquisa propiciou a construção de um material referencial e de instrumentos que apóiam o desenvolvimento das comunidades “de dentro para fora”.

No Brasil, essa experiência comunitária foi realizada no bairro do Cajuru, em Curitiba (PR), no início dos anos 90. O Modelo Colaborativo, como foi chamado, constitui o piloto do projeto de transferência de tecnologia entre Brasil e Canadá, mediado pelo Grupo de Estudos do Terceiro Setor (GETS). EM São Paulo, organizações como a Fundação SOS Mata Atlântica e o Grupo de Estudos e Trabalho Colaborativo do Grajaú (GETC-Grajaú), entre outras, utilizam essa metodologia no trabalho com comunidades.

Serviço
ABCD da Colaboração – “Lições Aprendidas”. I Encontro dos grupos ligados ao Desenvolvimento Comunitário baseado em Talentos e Recursos Locais
Data: 14 e 15 de março de 2009
Horário: 8h30 às 17h
Endereço: Centro de Convivência Santa Dorotéia. Rua Julio Gadda, 199 – Jd. Cipramar – Grajaú – São Paulo (SP)
Informações: desenvolvimento.comunitario@yahoo.com.br

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS