ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Ação da SOS Mata Atlântica “pinta” o Cristo Redentor de verde no Rio de Janeiro

14 de maio de 2015

Principal cartão-postal do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi iluminado de verde para celebrar o 11° Viva a Mata – Encontro Nacional da Mata Atlântica, realizado pela primeira vez na capital carioca. A ação da Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Mitra Arquiepiscopal e o ICMBio – Parque Nacional da Tijuca, ocorreu durante a solenidade do evento, que reuniu na noite desta quarta-feira (13) mais de 400 pessoas no Auditório Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

sos_vivamata_dia13_10
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo moderno, um símbolo do Brasil no exterior e a atração turística mais conhecida do Rio de Janeiro. São mais de 2 milhões de visitantes por ano. Poucos sabem, no entanto, que o Corcovado está dentro de uma Unidade de Conservação, o Parque Nacional da Tijuca. Dessa forma, a ação também simbolizou o potencial das nossas áreas naturais e o tamanho do desafio de educar e conscientizar sobre a importância da Mata Atlântica.

O Viva a Mata 2015 segue até o próximo domingo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com diversas atividades gratuitas, como jogos, contação de histórias, seminários, palestras, trilhas e outros (veja a programação e participe). O evento ocorre com patrocínio da Bradesco Seguros – Capitalização e apoio da TAM, Rede Globo, Meu Rio, Brasil Kirin, Museu do Meio Ambiente e Serviço de Educação Ambiental do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, além do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o INEA – Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro e ONGs parceiras.

Segundo Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação, “o Viva a Mata é visto uma plataforma para a troca de experiências e trabalhamos para que isso seja cada vez mais forte, para cada vez mais ampliar esta rede em torno da questão ambiental”.

A solenidade oficial reuniu personalidades como o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, André Corrêa, o presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, o empresário Pedro Luiz Passos, e o vice-presidente da entidade para a área de Mar, Roberto Klabin. O jornalista Fábio Judice, da TV Globo, conduziu a cerimônia.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve presente e realizou o discurso de abertura do evento, apontando a relevância de realizar o Viva a Mata no Rio. “Creio que há uma série de questões importantes a serem discutidas durante o evento, e talvez a mais séria delas seja a questão do CAR”, declarou a ministra referindo-se ao Cadastro Ambiental Rural, instrumento do Código Florestal.

Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas, Marcia Hirota, diretora executiva, e Pedro Passos, presidente da Fundação se preparam para receber os homenageados.
Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas, Marcia Hirota, diretora executiva, e Pedro Passos, presidente da Fundação se preparam para receber os homenageados.

Na ocasião, a SOS Mata Atlântica concedeu homenagens a personalidades de destaque na atuação socioambiental, a parceiros e filiados do Rio de Janeiro. A placa entregue aos homenageados foi construída com materiais provenientes do descarte urbano, como madeira de demolição e sobras de oficina têxtil, coletados pela nossa equipe com olhar criativo e de redescoberta. Criação e manufatura de Nina Cast com contribuição de Sergio Mancini. Confira a lista de homenageados:

Categoria FLORESTAS:

  •  Maurício Ruiz, secretário executivo do Instituto Terra de Preservação Ambiental, o ITPA.
  • Ernesto Castro, Chefe do Parque Nacional da Tijuca.
  • Gustavo Marini, presidente da Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, parceiros da SOS Mata Atlântica na cooperação com o ICMBio em prol do Parque.

Categoria MAR:

  • Rodrigo Rocha Barros, do INEA, chefe da Reserva da Juatinga, localizada em Paraty.

Categoria CIDADES:

  • Pedro de Castro da Cunha e Menezes, idealizador da Trilha Transcarioca e grande mobilizador.

    O Mestre de Cerimônias, Fábio Judice, repórter da TV Globo, mostra a placa de homenagem.
    O Mestre de Cerimônias, Fábio Judice, repórter da TV Globo, mostra a placa de homenagem.

Categoria POLÍTICAS PÚBLICAS 

  • Emerson Luiz Pereira, secretário municipal de Meio Ambiente de Miracema e presidente do Conselho de Secretários de Meio Ambiente do Noroeste Fluminense, pela atuação nos Planos Municipais de Mata Atlântica.

Categoria EMPRESAS

  • Elenice Reis, superintendente executiva do Bradesco Cartões.
  • Ricardo Alahmar, diretor da Bradesco Seguros – Capitalização.

Categoria CONHECIMENTO

  • Flávio Ponzoni, pesquisador e coordenador técnico do Atlas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE.

Categoria EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Gabriela Simões, gerente de comunicação e relações externas da Repsol Sinopec Brasil
  • Marco Saltini, diretor da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen.

Categoria ONG

  • Luís Paulo Ferraz, secretário executivo da Associação Mico-Leão-Dourado.

Categoria COMUNICAÇÃO

  • Beatriz Azeredo – diretora de responsabilidade social da Rede Globo.

Categoria FILIAÇÃO

  •  Tarsila de Carvalho Fonseca e Roberto Martiniano Figueira de Mello, filiados da SOS Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro.
Foto: Capim Filmes/SOS Mata Atlântica
Pedro Luiz Passos e o público da solenidade.

O presidente da SOS Mata Atlântica, o empresário Pedro Luiz Passos, fez o encerramento da noite: “É uma alegria fazer o Viva a Mata no Rio, que sintetiza de forma tão simbólica as oportunidades e desafios que existem para a preservação da Mata Atlântica”, afirmou.

Após a solenidade, foi lançada em coquetel a publicação Conhecimento, com diversos artigos de especialistas da Fundação e jornalistas convidados sobre temas atuais da agenda ambiental, como Código Florestal, desmatamento e crise da água.

 

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/vhosts/sosma.org.br/httpdocs/wp-content/themes/SOSPortal/loop-templates/content-single.php on line 98

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS