ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Agenda socioambiental deve ser critério para eleitores

27 de agosto de 2012

Um dos Estados brasileiros que detêm a menor cobertura de Mata Atlântica, Sergipe reuniu candidatos à eleição 2012 para participar do lançamento da Plataforma Ambiental e assinar a carta compromisso da ferramenta, nesta segunda-feira (27/08), às 10h, na Assembleia Legislativa. A proposta é engajar os políticos e eleitores com o modelo de gestão sustentável.

A Plataforma Ambiental apresenta as principais lacunas e soluções que precisam ser discutidas e respondidas pelos próximos dirigentes dos municípios, a começar pela criação de um órgão ambiental no município e a elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica, conforme explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

“A capital Aracaju tem apenas cerca de 12% da cobertura original e, embora este dado seja alarmante, o município ainda não criou um órgão ambiental para fiscalizar as ações de degradação ao meio ambiente”, disse ele. “É fundamental que os pretendentes aos cargos eletivos não só instituam uma secretaria para responder a essas demandas, como também implantem uma Política Municipal de Meio Ambiente, entre outras propostas”, afirmou.

O evento contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas. Na ocasião, 10 candidatos se comprometeram com a Plataforma. Ao todo, a ferramenta já tem mais de 200 assinaturas. Estiveram presentes também o deputado federal Márcio Macêdo, representando a Frente Parlamentar Ambientalista, e a deputada estadual Ana Lúcia Vieira, representando a Assembleia Legislativa de Sergipe.

Beloyanis Monteiro, coordenador de Mobilização e Voluntariado da SOS Mata Atlântica, disse que o objetivo do projeto é “colocar uma lupa sobre o tema e servir de critério para os eleitores na hora de decidir seu voto”.

A iniciativa convoca os eleitores a entregar o documento a seus candidatos – pessoalmente, por e-mail ou correio – e pedir o comprometimento público deles. O candidato também pode se apropriar do tema e assumir um compromisso pelo site https://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental. A ação mostra que a sociedade está atenta às questões ambientais e os políticos interessados pela temática.

 A Plataforma Ambiental aos Municípios 2012 é promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS