ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Ambientes marinhos terão destaque na programação do Viva a Mata

18 de maio de 2012

O Viva a Mata 2012 tem como tema “Nosso verde também depende do azul” e realizará amanhã (19/5) uma série de encontros para discutir questões relacionadas ao litoral e os oceanos , como as áreas protegidas, a economia azul, as estratégias para conservaçã marinha e a relação entre surf, praia e sustentabilidade a economia azul.

Participam do primeiro debate do dia Marcus Poletti, pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (SC), Ronaldo Francini-Filho, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Fabio Motta, pesquisador associado da UNESP São Vicente, e André Lima, assessor jurídico da Fundação SOS Mata Atlântica. A conversa será sobre “Estratégias para Conservação Marinha”, às 9h, no auditório principal.

Às 10h30, haverá um debate sobre “Turismo em Parques” com Sônia Kinker, da Diretoria de Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (UCs) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Patrícia Figueiredo de Castro, gerente de UCs de proteção integral do Instituto Estadual do Ambiente-RJ (Inea), Carlos Eduardo Guimarães, gerente de novos negócios da Cataratas do Iguaçu S.A., e Anna Carolina Lobo, do Instituto Semeia.

Às 12h, Roberto Mourão, do Instituto Eco Brasil e os gestores da APA de Cairuçu, Eduardo Godoy e Rodrigo Rocha, da Reserva da Juatinga farão uma apresentação do estudo de ordenamento turístico da região de Paraty. O Painel de turismo comunitário contará ainda com o Felipe do Vale, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) que irá falar do trabalho da Cooperguara, associação de condutores de turistas de Guaraqueçaba, no Paraná.

Economia azul e a conservação dos ecossistemas marinhos” será tema do debate das 13h30, com Jerônimo do Amaral, coordenador de socioeconomia da Conservação Internacional (CI), Camila Gramkow, gerente de projetos de economia e mudança do clima da Embaixada Britânica no Brasil, Gustavo Duque Estrada, pesquisador associado ao Núcleo de Manguezais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e presidente do Instituto Marés e Fabio Motta, da UNESP São Vicente.

Às 15h, será a vez do tema “Surf, Praia e Sustentabilidade” ser o destaque da roda de conversa com João Malavolta, presidente da ONG Ecosurfi, Túlio Brandão, jornalista e colunista do site Waves; Felipe Blanco, artista que trabalha com reaproveitamento de pranchas, e o surfista de ondas altas Carlos Burle.

Para fechar os debates sobre o tema, acontecerá, às 16h30, o encontro livre “Surfando na Rio+20”, organizada pelo Comitê Pró-Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade, momento em que surfistas e admiradores do esporte se reunirão para refletir em torno da seguinte pergunta: “Qual litoral você quer para o seu surf?”. Todas as respostas farão parte do documento denominado Surf XXI, que está sendo construído por meio da participação de surfistas de diversas cidades e regiões do litoral brasileiro. O conteúdo final do documento deve ser apresentado pelo Comitê na Rio+20. O encontro será mediado pela ONG Ecosurfi.

O Viva a Mata 2012 acontecerá até domingo (20/5), na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), das 9h às 18h. O objetivo do evento é promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, além de celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). O Viva a Mata tem patrocínio do Bradesco e da Natura, apoio da Rádio Estadão ESPN, Globo, TAM e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A rádio oficial do evento é a Eldorado.

Serviço

Viva a Mata 2012 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica
Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – São Paulo/SP
Quando: Até 20 de maio, das 9h às 18h.
Informações: www.sosma.org.br/blog
Todas as atividades são gratuitas.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/vhosts/sosma.org.br/httpdocs/wp-content/themes/SOSPortal/loop-templates/content-single.php on line 98

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS