ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Caminhada Pelo Clima reúne mais de 950 organizações nacionais e internacionais

15 de setembro de 2014

O que une o Cristo Redentor, Caetano Veloso, Emma Thompson, Lionel Messi, Dira Paes, Rodrigo Santoro, Peter Gabriel, Omar Sy e Marcos Palmeira em uma mesma causa? As mudanças climáticas. Em seis dias, o Rio de Janeiro se juntará a mais de mil outras localizações ao redor do mundo como um dos epicentros da maior mobilização global pelo clima da história. Idealizada pela comunidade de ativismo online Avaaz, a iniciativa reúne mais de 950 organizações nacionais e internacionais além de dezenas de ilustres de diversas nacionalidades.

Na quinta-feira, dia 18 de setembro, uma projeção no Cristo Redentor irá anunciar à população carioca a chegada deste movimento que exige dos líderes mundiais um acordo em prol da energia 100% verde. Um grande coração verde, símbolo internacional da campanha, palpitará no peito do Cristo, junto a frases em prol do meio ambiente em cinco idiomas. No mesmo dia, na praia de Ipanema, uma sessão de cinema ao ar livre convida todos à mobilização do dia 21 de setembro. O filme a ser exibido, “Disruption”, é um documentário que retrata como o desafio das mudanças climáticas já nos afetam.

Emma Thompson diz: “Cada indíviduo tem o poder de mudar o mundo. Quando nos unimos, nos tornamos invencíveis. Juntos, construímos países, culturas e tecnologias. Agora, precisamos usar este poder para desafiar a maior ameaça que a humanidade já enfrentou.”

Caetano Veloso afirma: “No começo, todas as grandes mudanças parecem impossíveis… até que o povo sai às ruas. Vamos celebrar o futuro, vamos celebrar o Rio. Caminhada pelo Clima: vale a pena!”

Fernando Meirelles afirma: “Só os cínicos ainda negam que as mudanças no clima são obra do homem. Para nós, os leigos, até pouco tempo essas mudanças eram uma questão ambiental com a qual precisavam se preocupar apenas as gerações futuras; hoje, porém, sabemos que elas são uma questão social do presente. E urgente. As consequências diretas serão sentidas por mim, mas certamente serão vividas mais intensamente pelo Joaquim, meu neto. Isso me tira o sono.”

estudio alecrim-0076

Caetano Veloso, Dira Paes, Sérgio Marone e Fernando Meirelles abraçaram a causa e emprestaram suas imagens para a campanha publicitária brasileira que começa a rodar hoje em metrôs, ônibus e veículos de comunicação do Rio de Janeiro. Marcos Palmeira já confirmou presença no evento. Além disso, Rodrigo Santoro, José Padilha, Caio Blat, Paula Lavigne, Cássia Kis, Maria Ribeiro, Felipe Hirsch, Enrique Diaz contam com o apoio internacional de Leo Messi, Kristin Bauer, Edward Norton, Susan Sarandon, Omar Sy em uma carta de apoio‏. A lista completa de artistas e famosos que apoiam a causa está em: http://peoplesclimate.org/endorsements.

Por que sair às ruas agora?

Cerca de 1,5 mil eventos ao redor do mundo acontecerão simultaneamente em 21 de setembro. O objetivo dessa mobilização pacífica é reunir a humanidade em um único pedido: adoção de fontes de energia 100% verdes até 2050. Ela prepara o terreno para a Cúpula de Líderes pelo Clima, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que ocorrerá em Nova York em 23 de setembro. A presidente Dilma Rousseff é convidada. Ban Ki-moon apoia a mobilização e já reservou 20 minutos na reunião nos quais serão exibidas imagens das manifestações. Ações similares à do Rio ocorrerão em Nova York, Berlim, Paris, Londres, Melbourne, Bogotá e Vancouver, além de mais de mil pequenos eventos de apoio.

“Nossos líderes colocaram seus interesses econômicos de seus paises à frente do futuro da humanidade por tempo demais”, afirma Michael Freitas Mohallem, diretor de campanhas da Avaaz. “Sabemos que só reverteremos essa rota de auto-destruição se levarmos milhares de pessoas às ruas. Já temos tecnologia para viver com 100% de de energia limpa nos próximos anos, agora falta comprometimento.”

Essa ação é apoiada por MeuRio, Amazon Watch, Uma Gota no Oceano, Movimento Humanos Direitos, Fundação SOS Mata Atlântica, Brownie do Luiz, UNE e MST.

Serviço

Caminhada pelo Clima – Rio

Ipanema – Posto 8

21 de setembro, às 10h30

Ação no Cristo Redentor

Quinta-feira, 18 de setembro, às 23h

Interessados em registrar imagens devem confirmar presença com Nana Queiroz para ter entrada autorizada (61 8644-1832 ou nana@avaaz.org)

Solicitação de entrevistas: Nana Queiroz –  61 8644-1832 – nana@avaaz.org

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS