No segundo semestre de 2013, o caminhão adaptado para ser sala de aula da Fundação SOS Mata Atlântica, estará presente em algumas localidades da região metropolitana de São Paulo. O caminhão é o segundo veículo do projeto “A Mata Atlântica é Aqui” e desenvolverá as atividades em São Paulo enquanto o primeiro caminhão prossegue visitando outras cidades por todo o Brasil.
O objetivo da sala de aula itinerante é desenvolver atividades de educação ambiental, sensibilizar a população para a importância da manutenção da Mata Atlântica, ajudar as pessoas a entenderem que a Mata contribui para a qualidade de vida mesmo nos centros urbanos e estimular atitudes de boas práticas para um meio ambiente e uma vida melhor.
Exemplos de atividades que serão desenvolvidas são o Cine Ambiental (exibição de filmes), o Jogo A Mata é o Bicho, oficina de desenho de animais da Mata Atlântica, Maquete Dinâmica que mostra os efeitos do desmatamento, oficina de pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica e outros atividades e jogos.
Confira abaixo o calendário, e para informações detalhadas sobre os próximos destinos do projeto acesse a seção de eventos do site.
O projeto participa da Virada Ambiental promovida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, no Parque do Ibirapuera, próximo a Marquise (perto do bolsão de estacionamento do MAM), nos dias 17 e 18 de agosto, das 10h às 18h. A participação do público é aberta e gratuita em todos os dias.
O projeto participa da Semana de Meio Ambiente promovida pelo Instituto Baccarelli, para atender a cerca de 1.000 crianças que fazem parte do programa de formação musical do Instituto. Além disso, haverá uma roda de conversa no dia 23/8, das 14 às 16h, com o tema: “Desafios e oportunidades dos projetos urbanos”, em que instituições locais debaterão o assunto.
No dia 24/8, o projeto será aberto ao público, com participação do grupo de voluntários da SOS Mata Atlântica. Será realizada uma atividade de plantio de 20 mudas frutíferas nativas da Mata Atlântica.
O projeto estará aberto para o público em geral e agendamento de escolas, das 10 às 17h, realizando diversas atividades de educação ambiental.
O projeto estará aberto para o público em geral e agendamento de escolas, das 10 às 17h, realizando diversas atividades de educação ambiental.