Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Campanha #BastaSerHumano defende as florestas e vegetação do Brasil

Participe da campanha em prol das florestas, do nosso verde, de uma produção sustentável e da justiça social

17 de dezembro de 2020

Marcado por queimadas e desmatamento, 2020 também mostrou que a natureza ainda é capaz de se recuperar quando o ser humano dá uma trégua – como ficou claro nos dias de isolamento social.

Por outro lado, a tolerância a ataques ao patrimônio natural e social brasileiro foi ampla e profunda. Além de avançar sobre os recursos naturais mais preciosos do País, estes ataques alavancaram casos de injustiça social, violência no campo, problemas de saúde, empobrecimento das áreas produtivas e prejuízos econômicos.

Para um bom ser humano, será que os fatos, as notícias, as histórias, as imagens não bastam para entender? Basta ser humano para entender que a floresta em pé e a conservação da vegetação natural estão relacionados com a nossa saúde e bem-estar, com o que temos e consumimos em nossa casa, com prosperidade econômica e com um país mais justo para todos?

Basta ser humano para perceber os sinais, os sons, as meias palavras. Basta ser humano para compreender o impacto das nossas ações no meio ambiente e o impacto de seu desequilíbrio na nossa vida, não basta?

Diante desse cenário, a rede do Observatório do Código Florestal (OCF) e parceiros lançaram a campanha digital #BastaSerHumano. A iniciativa em defesa do verde, de uma produção sustentável e da justiça social propõe uma reflexão sobre as principais ameaças ao meio ambiente no Brasil hoje e seu impacto na vida das pessoas. Construa e participe da campanha.

O meio ambiente não é dos ambientalistas, dos agricultores, dos ativistas, dos políticos ou dos cientistas. É dos artistas, do feirante, da professora, da médica, do motorista, do operário, da empresária, é de todos, e que cada um pode contribuir com o que faz de melhor.

04 Opções de como participar: 

1: Compartilhe as peças da campanha

O OCF disponibiliza a todos, peças para compartilhamento nas redes sociais, nos formatos feed e stories. A cada semana aparecem novas peças com diferentes temas. Acesse o link para ver as peças já disponíveis. 

Ou faça repost de publicações das mídias sociais do Observatório e das organizações membro da rede e parceiros. Não esqueça de usar a #BastaSerHumano.

2: Visite a galeria de artistas que estão participando da campanha. Compartilhe as artes em defesa do meio ambiente! 

Diversos artistas estão expondo suas artes como manifesto em defesa das questões ambientais. Visite a galeria e compartilhe as artes. Não esqueça de marcar o artista e usar #BastaSerHumano. Acesse o link para visitar a galeria.

3: Faça o seu manifesto

Grave um vídeo curto completando a frase: #BastaSerHumano para…. (ex: perceber a importância das florestas,…) e poste nas suas redes usando a hashtag #BastaSerHumano.

4: Integre a sua iniciativa ao movimento 

Tem uma ideia, iniciativa, projeto e quer se juntar a nós? Entre em contato conosco e desdobre esse movimento com alunos de escolas e outros grupos sociais. Você fortalece o movimento e a gente ajuda a divulgar a sua ação!

Crédito: Observatório do Código Florestal

COMPARTILHE