A segunda edição da campanha Dá Pé realizou no dia 18/12 um plantio de 1000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Cerca de 100 pessoas participaram deste que foi o segundo plantio da segunda edição da campanha – o primeiro foi realizado uma semana antes, em Taubaté (SP).
O crowdfunding, iniciado no Dia da Árvore e encerrado em dezembro, teve o objetivo de arrecadar recursos para plantio de até 20 mil mudas de árvores e restaurar florestas eternas. A campanha é realizada pelo programa “Um Pé de Quê? – criado e produzido pela Pindorama Filmes e Canal Futura – em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica -, e tem à frente do projeto o cineasta Estevão Ciavatta e a apresentadora Regina Casé, que estiveram presentes ao plantio.
Os participantes se encontram no Centro de Visitantes do Parque e, após uma trilha de 20 minutos pela mata, chegaram ao local de plantio. Foram plantadas espécies como o ipê rosa, o ingá, a embaúba, o jequitibá branco e o angico vermelho. A ação contou com a participação de muitas crianças, algumas delas plantando uma árvore pela primeira vez na vida.
A área do plantio é uma área muito interessante, inclusive próxima à Cascatinha do Parque, porém muito impactada ao longo do tempo, por fatores como o efeito de borda – que é o impacto da vegetação exótica no entorno – como por incêndios. Portanto é uma área mais degradada se comparada a outras áreas do Parque com floresta mais fechada. Trata-se de uma área mais aberta, com a vegetação em processo de recuperação, portanto não tem muito sub bosque, não tem bromélias, tem muito capim, especialmente o capim-navalha, uma espécie invasora, oportunista, que costuma avançar após incêndios, tomando o lugar das espécies nativas e reduzindo a diversidade. Então é uma área que tem poucos pássaros, poucas árvores frutíferas, poucos animais, e com esse plantio, vamos ajudar a aumentar a diversidade de espécies na área, para que a floresta volte a ficar mais rica e animais como os pássaros e mamíferos voltem a frequentar a área (explica João Felipe Martins, Analista Ambiental do Parque Nacional da Tijuca).
Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, reforça a importância das parcerias envolvidas: “é um marco relevante para a Fundação realizar este plantio ao fim de 2016, ano de nosso 30° aniversário, com os amigos da Pindorama Filmes, que com a campanha Dá Pé tem nos ajudado a restaurar importantes áreas de Mata Atlântica; da equipe do Parque Nacional da Tijuca – ICMBio, outro parceiro importante da Fundação e dos Associação Amigos do Parque”. Ela complementa que a SOS Mata Atlântica está implementando, em conjunto com Bradesco Cartões, ICMBio, EY e Amigos do Parque, o projeto Parque Nacional da Tijuca: Horizonte 2030, “uma iniciativa para construir uma visão de longo prazo para o fortalecimento e a sustentabilidade desse que é um dos Parques Nacionais mais emblemáticos e importantes do Brasil. Então esse plantio é muito gratificante para a Fundação e um encontro de importantes parcerias”.
Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, destaca o caráter inovador da iniciativa: “O crowdfunding é mais uma forma pela qual a sociedade pode contribuir com a proteção da Mata Atlântica, que tem funções tão importantes como a qualidade do ar, proteção de rios, abastecimento de água e o bem-estar das pessoas”, afirma.
Frutos da 1a edição da campanha
A primeira edição da “Dá Pé” atingiu 100% a meta de arrecadação e reflorestou 1,33 Km de matas ciliares do Rio Una, na bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, 20 mil mudas de árvores foram plantadas entre dezembro de 2015 e março de 2016, período propício para o cultivo, com supervisão da SOS Mata Atlântica.
Além disso, parte do compromisso da campanha era disponibilizar o conteúdo do programa “Um Pé de Quê?” apresentado por Regina Casé há mais de 16 anos no Canal Futura na integra na Web, via canal no Youtube https://www.youtube.com/c/umpedeque-oficial. O programa possui mais de 138 espécies retratadas, onde cada árvore é a estrela de um episódio.
O programa “Um Pé de Quê?” tem uma parceria de mais de 11 anos com o Jardim Botânico de Rio de Janeiro, com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Plantarum. O Um Pé de Quê? está na TV, na web e nos livros, cujo volume Pau Brasil foi adotado pelo Plano Nacional do Livro Didático.