ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Campanha na internet pede o apoio dos internautas para Abrolhos

25 de junho de 2012
Com informações do Instituto Baleia Jubarte.

Uma campanha veiculada nas mídias sociais pode ajudar na criação de unidades de conservação marinhas no Brasil. Esta é a proposta da Campanha “Levante a mão por Abrolhos”, encabeçada pelo Instituto Baleia Jubarte –ONG de atuação internacional sediada na Bahia – a menos de um mês da confirmação de que a proposta de criação das Unidades de Conservação de Abrolhos elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) não seria assinada na Conferência, uma vez que o próprio governo optou por recuar. Com a Campanha “Levante a mão por Abrolhos ” o IBJ quer chamar a atenção dos brasileiros para a conservação marinha, com foco em Abrolhos, principal ponto de reprodução das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul Ocidental.

Para sensibilizar a opinião pública, levar informações acerca do assunto e esclarecer alguns pontos que podem despertar curiosidade por parte da população, a Ong tem como meta fomentar a adesão da comunidade e, com isso, a mobilização junto a autoridades. Os Refúgios da Vida Silvestre da Praia do Forte e da Baleia Jubarte, na Bahia e no Espírito Santo, respectivamente, e a Área de Proteção Ambiental de Abrolhos são unidades de conservação que não saíram do papel. Somam-se a elas várias outras, o que demonstra que mesmo sendo estes ecossistemas frágeis, sendo os primeiros a sentir o impacto do aquecimento global e de outras mudanças climáticas, eles não recebem a atenção merecida do governo e de boa parte da população, muitas vezes, por falta de informação.

A Campanha

Com o lema “Levante a mão”, a ideia é fazer com que as pessoas se movimentem em prol da criação das unidades de conservação marinhas.

“Movimente-se” é o cerne do teaser que circula pelo ambiente virtual para despertar a curiosidade e deixar a mensagem de que é preciso descruzar os braços e fazer algo pelo meio ambiente. A ideia é mobilizar no mundo online para promover ações no mundo offline. Interagindo com as peças virtuais, seja compartilhando, curtindo ou comentando, os internautas poderão servir de multiplicadores da causa, contribuindo para a reflexão sobre a importância da biodiversidade marinha.

A Campanha “Levante a mão por Abrolhos” acontece, paralelamente, à divulgação do Manifesto para a criação de unidades de conservação marinhas, por todo o Brasil, encabeçada pela Conservação Internacional e apoiada pelo Instituto Baleia Jubarte e muitas outras instituições ambientais, como forma de fortalecer a ação e somar forças para a luta em prol da vida marinha.

Para a presidente do Instituto Baleia Jubarte, Márcia Engel, “a Campanha é importante para aumentar o grau de informação da comunidade em geral sobre o tema, elucidando suas dúvidas e fomentar uma postura mais consciente e sustentável no dia-a-dia das pessoas”, afirma. Este último objetivo fica claro quando pensamos que um dos conceitos trabalhados na Campanha “Levante a mão” é o fato de que atitudes simples no nosso dia-a-dia podem repercutir em lugares onde nem podemos imaginar.

“Por não terem contato com a vida marinha, até mesmo pelas características da vida moderna, as pessoas costumam se esquecer, e muitas nem sabem, do potencial de vida que há nestes biomas marinhos”, afirma Márcia.

Mais informações em: http://www.baleiajubarte.org.br .

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS