Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Campanha “Um Dia No Parque” garante entradas gratuitas e eventos participativos nos parques estaduais paulistas.

Os parques estaduais paulistas reabrem suas portas para o visitante e a Fundação Florestal adere à campanha Um Dia no Parque com isenção de cobrança de ingressos no dia 18 de outubro (domingo)

16 de outubro de 2020

A campanha Um Dia no Parque já levou milhares de brasileiros a visitar os parques naturais em todo o país e pretende aumentar o número de frequentadores. Com atividades que ampliam a conscientização para a necessidade de mais áreas protegidas no Brasil e criam uma cultura de conhecimento, visitação, turismo e valorização de parques e reservas, a ação Um Dia No Parque celebra as UCs que ajudam a conservar a rica biodiversidade brasileira. As UCs também oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além de promover o desenvolvimento econômico regional.

Por tudo isso, a Fundação Florestal aderiu novamente à campanha e, neste domingo, 18 de outubro, oferece isenção de ingressos mediante agendamento prévio no site de venda de ingressos, em todas as unidades sob sua administração. Haverá também eventos e atividades, repleta de experiências que atendem a diversos perfis de participantes, desde observação de aves, concursos e palestras temáticas a trilhas de bike, caminhadas, banho de cachoeira ou piquenique com amigos.

Notas importantes sobre a gratuidade dos ingressos

 

Embora não haja cobrança de entrada nesse domingo, o visitante deve adquirir o ingresso isento antecipadamente pelo site de venda online (http://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/). A promoção é válida para os visitantes que adquirirem entre 15 e 17 de outubro.

Os visitantes que adquiriram ingressos (inteira ou meia entrada) antes do dia 15 de outubro poderão estornar sua compra, para aproveitar a gratuidade no domingo, dia 18,  mas deverão realizar nova compra de ingresso isento e estarão sujeitos à disponibilidade de vagas.

 

Para aqueles que não estornarem a compra, a Fundação Florestal garante um voucher válido por 12 meses que dá direito a uma visita grátis em um dos parques administrados pela Fundação Florestal com o mesmo valor de ingresso. O voucher deve ser solicitado no próprio site de venda de ingressos e será enviado ao e-mail de cadastro em até 15 dias úteis, contados da data da solicitação. Os visitantes que solicitarem o voucher terão sua entrada garantida na Unidade de Conservação e não terão que realizar nova compra de ingresso isento.

 

 

Eventos programados

Alguns parques estaduais sob gestão da Fundação Florestal prepararam eventos especiais para receber os visitantes no domingo. Veja o que vai acontecer:

No Parque Estadual Cantareira, haverá um concurso de fotografia com o tema “Qual é sua conexão com a natureza?”. Os participantes devem enviar imagens de sua autoria tiradas dentro do parque e marcadas com as hashtags #umdianoparque, #parqueestadualcantareira e #nucleopedragrande. Somente as fotos postadas no dia 18 de outubro podem concorrer e as duas fotos mais votadas serão publicadas no perfil do PE Cantareira no Facebook. Os vencedores ganharão um brinde exclusivo da campanha Um Dia No Parque. Saiba mais em pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br.

O Parque Estadual Carlos Botelho apresenta dois eventos de observação de aves dentro da programação do Um Dia No Parque. No sábado, 17, às 9h, abertura e recepção, seguida de roteiro de observação de aves e exposição de culinária com frutos da Mata Atlântica e palestra. Depois disso, os visitantes percorrem a Trilha da Figueira-Remanso, com término previsto para as 16h. Embora não haja cobrança de ingresso, a unidade vai receber doações de alimentos (1kg por pessoa) para doação à Apae de Sete Barras. No domingo, 18, às 9h, abertura e recepção, roteiro de observação de aves, exposição de culinária com frutos da Mata Atlântica, palestra e oficina de artesanato. Mais tarde, os visitantes percorrem a Trilha das Bromélias e Juçaras e o roteiro de bike Mico-Leão-Preto, com término previsto para as 16h. Embora não haja cobrança de ingresso, a unidade vai receber doações de alimentos (1kg por pessoa) para doação à Apae de São Miguel Arcanjo. Mais informações pelo email pe.carlosbotelho@fflorestal.sp.gov.br.

O Parque Estadual Jurupará aderiu à campanha em parceria com o grupo de caminhadas Caminho dos Lírios. Haverá demarcação e manutenção da Trilha do Paredão, que será aberta ao público brevemente. Voluntários podem se cadastrar pelo e-mail pe.jurupara@fflorestal.sp.gov.br. As vagas são limitadas e as equipes serão distribuídas em pontos separados da trilha pra evitar aglomeração. Ligue para saber mais, (015) 9 9692 4056.

No Parque Estadual Serra do Mar, o Núcleo Curucutu apresenta uma programação especial para o domingo, dia 18. Às 9h30, recepção e boas vindas. Às 9h45, dinâmicas e palestras sobre a Unidade de Conservação. Às 10h15, saída para percorrer as trilhas do local e entrega de Mudas de palmito-juçara às 12h. O visitante tem a tarde livre para relaxamento, caminhadas ou piqueniques. Para saber mais: (13) 3422 5657.

O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar oferece trilhas para caminhadas livres e temáticas. A Trilha do Jequitibá deve ser percorridas com a presença de um monitor enquanto  a Trilha das Palmeiras é autoguiada. A Rota das Aves pode ser percorrida sem monitor e é exclusiva para observadores de aves. Dentre as demais atividades para o visitante, haverá observação de aves e de primatas, acompanhadas por monitores. (pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br).

No Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar, está programada uma oficina de seed ball com os visitantes, incentivando a produção de bolas de sementes de palmeira-juçara com a dispersão e lançamento, que contribuirá para o enriquecimento vegetal com sementes de plantas nativas. Após a oficina, o visitante poderá realizar a Trilha do Guardião autoguiada com extensão de 4,8km (ida e volta) com parada para banho na cachoeira do Rio Claro e visita ao Jardim Secreto das Orquídeas. A oficina acontece das 9h às 14h, na Base do Guardião, estrada Rodrigues de Campo, Km 5, Salesópolis, SP. Mais informações pelo email pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br ou (12) 9 9739 4827.

O Núcleo Itutinga Pilões do PESM promoverá o evento Conexão Kids através do Roteiro Thip na sede Cubatão. Haverá caminhada, playgroud, banho de rio, pintura facial e brincadeiras lúdicas para a criançada em meio ao bioma de Mata Atlântica. O evento ocorrerá no domingo, das 9h às 16h. Para mais informações, telefone (13) 3361 8250 ou (13) 3377 9154.

O Parque Estadual Campos do Jordão vai divulgar um vídeo institucional no instagram e facebook da unidade, no qual explica o que é uma unidade de conservação e sua finalidade, revelando as belezas naturais e suas principais atrações, mas com destaque à função de preservar o patrimônio natural, cultural e artístico para o futuro. Assista no domingo, às 19h.

No domingo, dia 18, o Parque Estadual Juquery abre as portas com uma exposição de material de educação ambiental. Haverá também caminhadas monitoradas com saídas com saídas às 9h, 11h e 14h, percorrendo o percurso da Trilha dos Lagos, quando o visitante poderá compreender a importância da preservação da biodiversidade. O parque ficará aberto das 8 às 15h. Para saber mais, 11 4449 5545.

Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, participa do evento de encerramento que ocorre no domingo, às 19h, com a transmissão do Festival Um Dia No Parque 2020. O encontro virtual reunirá mais de 10 projetos de conservação de todo o país, além de artistas e personalidades da música, cultura e arte em geral. Você pode acompanhar pelo Youtube (youtube.com/c/umdianoparque).

 

Medidas de segurança e mudanças na programação

A Fundação Florestal também adotou uma série de medidas de segurança para seus funcionários e para os visitantes em atendimento aos protocolos de prevenção à Covid-19. O número de visitantes é limitado para evitar aglomerações. Há álcool gel em diversos pontos das unidades e o uso de máscaras é obrigatório. Recomenda-se o uso individual de copos ou garrafas e a higienização constante das mãos. Para isso, as unidades dispõem de álcool gel no acesso às unidades.

Os eventos podem sofrer alterações de local ou horário, ou até mesmo serem cancelados, em função de chuvas ou outros imprevistos. É recomendável confirmar a programação antes de sair de casa.

Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Crédito: Com informações da Fundação Florestal

COMPARTILHE