ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Projeto contrata consultoria para planejamento da visitação pública de famosa região turística

15 de agosto de 2018

Área marinha protegida, onde estão cidades como Maragogi (AL) e Tamandaré (PE), recebe mais de 265 mil turistas

 O Projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil, publica hoje (15), “Termo de Referência“ que visa a contratação de consultoria para a elaboração do Plano de Uso Público da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), localizada em Alagoas e Pernambuco. O projeto recebe propostas até 31 de agosto e disponibilizará R$ 30 mil para a execução da atividade em seis meses.

Criada em 1997 como a primeira área marinha a proteger um dos mais importantes recifes de corais do mundo – abrigando mais de 183 espécies de peixes – a APA Costa dos Corais abrange 13 municípios, com Tamandaré (PE) e Maceió (AL) em suas extremidades.

Somente em 2017, esta região recebeu mais de 265 mil visitantes, fazendo com que a APACC seja uma das 10 Unidades de Conservação (UCs) federais mais visitadas do Brasil. Entre os atrativos mais procurados na região estão as piscinas naturais de Maragogi e a cidade de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, além de Tamandaré, em Pernambuco. Passeios de contemplação de manguezais e do peixe-boi marinho são outros exemplos.

Por estar em uma área marinha protegida, todas as atividades nessa região seguem regras estabelecidas pelo ICMBio, órgão ambiental do governo federal responsável pela gestão das UCs brasileiras. Sendo assim, a instituição contratada terá que elaborar um planejamento de visitação capaz de conciliar os diversos tipos de uso da APA Costa dos Corais, desde recreação, passando por atividades pedagógicas, até científicas.

As instituições interessadas devem atender alguns critérios, como especialidade em planejamento de uso público em Unidades de Conservação (UCs), em turismo ecológico, em atividades de visitação recreacional, entre outros. Entre as atribuições do consultor estão a avaliação dos instrumentos de gestão atuais, bem como a produção de diagnóstico do cenário turístico da APA e a promoção da participação qualitativa dos atores locais, durante todo o processo.

Considerando também a importância da visitação no contexto socioeconômico local e regional, é mais que importante a elaboração do Plano de Uso Público para a gestão da área, que possibilita melhor planejamento, desenvolvimento e monitoramento das atividades turísticas na APA Costa dos Corais.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil e constituiu um Fundo de Perpetuidade que, entre diversas atividades, colabora para a gestão da APA Costa dos Corais realizada pelo ICMBio.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS