ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Da Pé: voluntários plantam nas margens do Rio Una, em Taubaté

12 de dezembro de 2016

Um grupo de voluntários da campanha Dá Pé realizou neste domingo (11/12) um plantio de 500 árvores nativas da Mata Atlântica nas margens do Rio Una, em Taubaté. No total, a área do plantio receberá 3.750 mudas. Entre as espécies plantadas estão monjoleiro, pata-de-vaca, pau-viola, canafístula, tamboril, paineira, jaracatiá, aroeira e açoita-cavalo.

Fotos: Regiani Veiga / Inovafoto /SOS Mata Atlântica

O plantio faz parte da segunda edição do crowdfunding, iniciada no Dia da Árvore, com objetivo de arrecadar recursos para plantio de até 20 mil mudas de árvores e restaurar florestas eternas, fará os primeiros plantios com verbas do projeto, que já garantiu mais de 10 mil mudas de árvores. A campanha é realizada pelo programa “Um Pé de Quê? – criado e produzido pela Pindorama Filmes e Canal Futura – em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica -, e tem à frente do projeto o cineasta Estevão Ciavatta e a apresentadora Regina Casé. Além de Taubaté, haverá um segundo plantio, no  dia 18 de dezembro, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (saiba mais).

“Até agora 600 pessoas apoiaram a campanha e esperamos chegar a mil pessoas. É um sonho reflorestar ao Brasil e, ao mesmo tempo, é algo básico. O Brasil precisa ser reconhecido pela sua abundância e não pela escassez, como a que temos visto na crise hídrica que atinge vários Estados”, afirmou Estevão Ciavatta, diretor da Pindorama Filmes e idealizador da campanha. Para ele, essa é uma campanha pelo futuro do país. “Não é algo somente de meio ambiente, é também pela saúde das pessoas, pela educação e pela economia do país. Aqui está tudo mundo ganhando”, disse.

plantio taubaté dá pé
A estudante Sofia Oliveira, que plantou o maior número de mudas

A estudante Sofia Oliveira, de 11 anos, veio de São Paulo com a família para participar da ação. Foi a primeira vez que teve a experiência de plantar árvores e ela foi a que mais colocou a mão na massa. “Plantei umas 25, foi bem legal. Quero voltar daqui uns dez anos para ver como elas estarão”, comentou.

Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, lembra que a floresta era desmatada a uma taxa de um campo de futebol a cada 4 minutos. “Conseguimos reverter essa situação. Mas precisamos do apoio de todos para restaurar o que foi degradado. Restam somente 12,5% da área original da Mata Atlântica”, disse.

“Necessitamos de gestos simples assim, plantar árvores, cuidar daquelas na sua rua, no seu bairro. Além disso, o Brasil se comprometeu a restaurar 12 milhões de hectares no Acordo do Clima de Paris. Estamos fazendo a nossa parte”, disse.

A historiadora e corretora Veridiana Nicolini contou que muitos proprietários da região consideram que perdem terra ao reflorestar. “Mas eles ganham muito mais do que isso. Espero que os demais se conscientizem da importância e vejam o quanto vai contribuir para a saúde da água de Taubaté e que a iniciativa chegue também ao Paraíba do Sul”, afirmou.

Confira o vídeo da ação:


Ainda é possível adotar uma árvore

Por meio de uma parceria com a Coca-Cola Brasil a campanha segue no ar até o dia 23 de dezembro. E, todas as doações realizadas desde o início de novembro, quando a marca aderiu a campanha, a cada árvore plantada por um internauta a Coca-Cola Brasil doará outra ao projeto. As doações podem ser feitas pelo link www.kickante.com.br/dape.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Regina Casé e Estevão Ciavatta convidam a população a plantar árvores neste fim de ano e contribuir com a campanha:

 

Frutos da campanha

A primeira edição da “Dá Pé” atingiu 100% a meta de arrecadação e reflorestou 1,33 Km de matas ciliares do Rio Una, na bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, 20 mil mudas de árvores foram plantadas entre dezembro de 2015 e março de 2016, período propício para o cultivo, com supervisão da SOS Mata Atlântica.

Além disso, parte do compromisso da campanha era disponibilizar o conteúdo do programa “Um Pé de Quê?” apresentado por Regina Casé há mais de 16 anos no Canal Futura na integra na Web, via canal no Youtube https://www.youtube.com/c/umpedeque-oficial. O programa possui mais de 138 espécies retratadas, onde cada árvore é a estrela de um episódio.

O programa “Um Pé de Quê?” tem uma parceria de mais de 11 anos com o Jardim Botânico de Rio de Janeiro, com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Plantarum. O Um Pé de Quê? está na TV, na web e nos livros, cujo volume Pau Brasil foi adotado pelo Plano Nacional do Livro Didático.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS