ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Exposição celebra o voluntariado na causa ambiental

Exposição realizada pelo Atados em São Paulo marca o Dia Internacional do Voluntário com fotos e depoimentos de voluntários

4 de dezembro de 2019

No próximo dia 5 de Dezembro, comemora-se o Dia Internacional do Voluntário, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade. Pensando nisso, o Atados , uma plataforma social que conecta pessoas à ONGs de diferentes propósitos, irá realizar a exposição “Mãos voluntárias por um ambiente inteiro” , que será online e presencial, em parceria com o Museu da Pessoa e SP Invisível , com relatos, fotografias e vídeos para dar visibilidade e reconhecer pessoas que se engajaram através do voluntariado em causas sociais e ambientais, tendo como pauta principal, os desastres
que atingiram o meio ambiente brasileiro neste ano.

O ano de 2019 foi marcado por desastres ambientais que impactaram direta e indiretamente a vida de milhares de pessoas. Só no Brasil, podemos citar o rompimento da barragem em Brumadinho, seguido das queimadas na Floresta Amazônica e o derramamento de óleo no nordeste. Diante dessas tragédias ambientais, não podemos deixar de notar a importância dos voluntários que atuaram nessas causas, dispondo seus esforços e seu tempo para diminuir o impacto gerado no nosso meio ambiente.

Infelizmente, os dados do IBGE de Abril deste ano, apontam que apenas 4,3% da população brasileira tem algum envolvimento com trabalho voluntário, o que se mostra um dado preocupante tendo em vista o número total de habitantes. Mas, apesar da baixa porcentagem de voluntários no Brasil, ainda encontra-se esperança quando conversamos com alguém como a Flávia, que é voluntária na Construide há 2 anos e participou este ano da construção de duas casas em Brumadinho, Minas Gerais. Ela resume que a experiência de ser voluntário é sobre “o amor ao próximo e gratuito” e diz que “é o que mais precisamos atualmente, e quando oferecido com verdade e vontade, a recompensa acaba sendo a mesma: mais amor compartilhado. O Voluntariado é isso, oferecer o melhor que se tem”.

Para compartilhar essas histórias, será criada uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa com os depoimentos, fotos e vídeos dessas pessoas voluntárias e organizações que atuaram na causa ambiental. Além disso, entre os dias 5 a 13 de Dezembro, as histórias contadas no site ficarão expostas no Metrô República, em São Paulo. A ideia é despertar o sentimento de pertencer à causa para gerar engajamento na população e promover o voluntariado como ferramenta de transformação social.

Voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica que atuam no projeto Observando os Rios participam da exposição.

Atados
O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online , que conta com mais de 1.900 ONGs cadastradas e 120 mil voluntários.

Serviço: Exposição fotográfica do Dia Internacional do Voluntariado
Data: 5 a 13 de dezembro
Local: Estação de Metrô República (próximo a entrada da Linha 4 – Amarela)

COMPARTILHE