ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Documentário sobre rio Itaúnas é lançado no Espírito Santo

21 de maio de 2019

Mais de 100 pessoas participaram da pre-estreia do documentário “Rio Itaúnas Sempre Vivo, da foz à nascente”, dirigido por Jefferson de Albuquerque Jr. e Kika Gouvêa, na última sexta (17). Totalmente produzido com recursos provenientes de financiamento coletivo, numa campanha promovida pela Sociedade Amigos por Itaúnas (SAPI), em 2017, a iniciativa conta com apoio da escola de Ativismo e do Catarse.

O filme é um dos instrumentos de sensibilização do movimento Rio ITAÚNAS SEMPRE VIVO, movimento que nasceu do desejo e da necessidade urgente de cuidar e recuperar as condições hídricas da bacia do rio Itaúnas, castigada historicamente pelo desmatamento e mais recentemente por períodos prolongados de seca.

A SAPI, ONG sócio ambientalista, faz parte do Comitê da Bacia do Rio Itaúnas que encabeça esse compromisso. “Acreditamos que somente por meio da corresponsabilidade e da cooperação, a sociedade poderá transformar a realidade dessa bacia”, afirma a organização.

O documentário quer promover o despertar da consciência e a reflexão necessária para colocar em prática ações de revitalização do rio e seus afluentes, trilhando esse caminho de construção coletiva de soluções.

É também um alerta para usuários e tomadores de decisão sobre os principais problemas que afetam a produção de água e a disponibilidade hídrica da bacia. Traz iniciativas que estão sendo implementadas, ainda que timidamente e de forma dispersa, fazendo um convite para que juntos possamos ser protagonistas de uma história inovadora e diferente, na certeza que o envolvimento da sociedade na recuperação dos recursos essenciais à vida vale a pena.

Após a pré-estreia, o documentário “subirá o rio” para ser exibido em todos os oito municípios da bacia e em todo o Espírito Santo, para daí sair pelo mundo se somando a outras tantas iniciativas de recuperação e revitalização das águas e da vida.

SINOPSE
O documentário RIO ITAÚNAS SEMPRE VIVO, DA FOZ À NASCENTE embarca na canoa “O Pescador” e navega pela bacia hidrográfica do rio Itaúnas, conhecendo sua gente, sua paisagem, problemas e consequências da degradação do rio. Pescadores, agricultores, moradores, poder público e empresários falam sobre sua relação com o rio, apontam problemas, mostram soluções já em andamento, e propõem ações futuras para revitalizar o rio e seus afluentes. O filme é um alerta e um convite para que todos participem dessa ação de responsabilidade coletiva em prol da recuperação das águas e em favor da vida.

Dirigido por Jefferson de Albuquerque Junior e Kika Gouvêa, o filme foi realizado com recursos provenientes de financiamento coletivo.

Duração: 40 minutos
Ano: 2019
Brasil

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS