ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Perspectivas da Fundação SOS Mata Atlântica para 2013

10 de janeiro de 2013

Confira algumas das principais perspectivas de atuação da Fundação SOS Mata Atlântica para 2013. A ONG prossegue o trabalho pela proteção do bioma – um dos mais ameaçados do país – pela conservação dos ambientes marinhos e pela construção de um modelo sustentável para as regiões de Mata Atlântica. Os projetos com resultados consolidados permanecem, o acompanhamento de questões públicas como o Código Florestal e a agenda socioambiental dos municípios é uma das diretrizes de atuação e novidades também estão previstas. Se você perdeu a última edição com os resultados da Fundação em 2012, confira aqui. Feliz Ano Novo e Boa leitura!

 

2013: Ano Internacional da Cooperação pela Água

70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Apesar disso, o homem ainda abusa do desperdício e poluição desse importante recurso. Para chamar a atenção para a importância da preservação e do acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta, a Organização das Nações Unidas proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A Fundação SOS Mata Atlântica, que mantém um conjunto de projetos em prol desse recurso através de sua Rede das Águas, fortalecerá sua atuação em torno do tema, que é sensibilizador e transversal, de maneira integrada, com suporte a ações de Políticas Públicas e Mobilização (em temas como o Código Florestal, Lei da Mata Atlântica, Planos Municipais e Plataforma Ambiental, e com projetos em áreas modelo como Políticas Afirmativas, Recuperação e Conservação, e Sustentabilidade). Também participará e promoverá eventos e ações sobre o tema. Estão previstas atividades, intervenções em rios urbanos e ações em redes sociais, além de muita informação sobre o assunto. Você não pode perder: acompanhe o portal, twitter e facebook da Fundação para saber as novidades ao longo do ano.

 

Plataforma Ambiental, Código Florestal e Planos da Mata Atlântica: hora de cobrar e acompanhar!

1 | SOS Mata Atlântica

Em 2012, o Código Florestal passou por seus momentos decisivos, culminando em sua aprovação. As cidades escolheram seus prefeitos e vereadores, e a SOS Mata Atlântica atuou intensivamente nas eleições, trabalhando com candidatos e eleitores, uma série de pontos merecedores de atenção para a agenda socioambiental na Plataforma Ambiental aos Municípios 2012. Agora, é o momento de manter a mobilização em torno desses temas, e exercer a cidadania monitorando a implementação do Código Florestal e as adesões à Plataforma Ambiental e os compromissos assumidos.  “Prefeitos e vereadores têm a chance de usar a Plataforma Ambiental como referência no acompanhamento das questões ambientais em suas cidades. E a sociedade civil continua mobilizada no monitoramento da implementação do Código Florestal”, afirmou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica. A Fundação também continuará seu apoio à elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica em mais 15 municípios do Rio de Janeiro já definidos, dentre muitas outras cidades que serão apoiadas ao longo do ano.

 

Novidades do Centro de Experimentos Florestais

2 | SOS Mata Atlântica

 Em 2013, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, sede dos programas de restauração florestal da Fundação, já apresenta uma série de novidades, nos diferentes campos de atuação. Com apoio do Bradesco Capitalização, foi inaugurada a Torre de Observação, com 25 metros de altura, com objetivos de contribuir à vigilância, educação ambiental, pesquisa e contemplação. O ano também inaugura as atividades na Trilha na Mata e a renovação do layout de atividades do Centro de Interpretação do projeto Aprendendo com a Mata Atlântica, com foco na educação ambiental. No campo da restauração florestal, a ampliação do viveiro e construção de espaço para armazenamento e processamento de sementes de espécies nativas é o destaque. Pesquisa e experimentação continuarão a ser realizadas em parceria com algumas universidades, fazendo uso do Centro como verdadeiro “laboratório a céu aberto”. Em breve, será divulgado o cronograma de cursos, treinamentos e atividades do Centro. Fique ligado(a)!

 

Educação ambiental e muita interação em eventos, visitas e exposições

3 | SOS Mata Atlântica

O Viva a Mata, nosso maior evento em prol da Mata Atlântica, terá sua nona edição de 24 a 26 de maio, na marquise do Parque Ibirapuera em São Paulo com muitas novidades. Reserve a data! Já o projeto “A Mata Atlântica é Aqui: exposição itinerante do cidadão atuante” segue levando atividades de educação ambiental para os estados da Mata Atlântica e inicia em maio o seu quinto ciclo, com patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. Por enquanto, os caminhões do projeto  continuam seu quarto ciclo e atualmente estão na cidade de São Pedro da Aldeia (RJ), onde a iniciativa permanece até o dia 20 de janeiro. Veja a programação e outros detalhes no site da Fundação. E o ano já começa com educação ambiental e diversão: estão abertas as inscrições para a primeira edição do ano do “Férias na Mata Atlântica”, programa de visitação que leva crianças e responsáveis para u m dia no Centro de Restauração Florestal da Fundação, em Itu. O evento ocorre no dia 19 de janeiro (sábado), e para se inscrever é preciso enviar email para feriasnamata@sosma.org.br . Saiba mais no portal da Fundação. E não faltarão oportunidades para quem quiser conhecer mais de perto o trabalho e projetos da Fundação: estão previstas várias  edições de programas como o Portas Abertas SOS Mata Atlântica e visitas especiais ao Centro de Experimentos Florestais ao longo de 2013.

 

Saiba como contribuir para a proteção de florestas em 2013: novidades da Loja, da Filiação e parcerias

4 | SOS Mata Atlântica

 Em 2013, será lançada a nova Loja Virtual SOS Mata Atlântica, com a identidade visual da Fundação, um layout mais atraente e diversas melhorias nos processos de apresentação e compra dos produtos, além de novas ferramentas de relacionamento. Os produtos continuarão a ser fabricados com processos sustentáveis e visando recursos para projetos pela Mata Atlântica e, além disso, o estoque da Loja será aprimorado, com  promoções e novos lançamentos. A Loja da Fundação também continuará presente em grandes eventos.  Além de comprar produtos sustentáveis, os interessados em apoiar os projetos da SOS Mata Atlântica podem adquirir planos de Filiação. Os filiados poderão participar de expedições exclusivas que serão realizadas durante o ano, e ter desconto em promoções na Loja SOS Mata Atlântica e nas promoções mensais da filiação. A Fundação também conta com o apoio de empresas amigas das florestas: além do apoio fundamental do Bradesco Cartões e Capitalização, continuam em 2013 as importantes parcerias com a Ypê, Marins, Radio Energia 97 (programa Estádio 97), Fundação Toyota do Brasil, Repsol Sinopec Brasil, Anglo American, Pouso Alto/Starbucks, AMEX, Multiplus, Instituto Totum, entre outras. E novas parcerias estão em andamento, como com a Mawee e o Sem Parar/Via Fácil, os mais novos apoiadores da Fundação.

 

10 anos do Programa de Incentivo às Reservas Particulares

Em 2013, o Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, iniciativa da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, completa uma década apoiando a conservação em terras privadas. Além do apoio direto a reservas, o Programa atuará no apoio às políticas públicas que criem condições de sustentabilidade para as RPPNs e incentivem a criação de novas reservas particulares na Mata Atlântica e no apoio a iniciativas de fortalecimento, organização dos proprietários de RPPN. P ara a comemoração dos 10 anos do Programa, serão realizadas diversas atividades para divulgação das RPPNs e sua importância socioambiental e dos resultados alcançados. Acompanhe a SOS Mata Atlântica para conferir a programação!

 

Costa Atlântica e as marés de 2013

Com 6 anos, o Costa Atlântica continua seus esforços em políticas para conservação marinha e apoio à proteção de áreas marinhas e costeiras. Os fundos de conservação que formam o programa continuarão a ser supervisionados e apoiados, e o 6º Edital do Fundo Costa Atlântica será lançado. O programa continuará sua integração com as áreas de comunicação, eventos e voluntariado, com ações voluntárias em unidades de conservação como a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, no Rio de Janeiro, na Serra do Guararu, em São Paulo e outras. Outras boas surpresas estão a cam inho e serão conhecidas durante o ano, como o lançamento de campanhas e outras atividades. Acompanhe o site, blog, facebook e twitter da SOS Mata Atlântica e fique por dentro das novidades.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS