ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Episódio de websérie na Serra da Mantiqueira conta com participação da Fundação SOS Mata Atlântica

27 de setembro de 2019

A viagem do quarto episódio do Projeto biO2 Expedition, aconteceu nos dias 10 a 13 de Junho, com  destino a São Bento de Sapucaí, unindo o esporte em meio a Mata Atlântica, com os cuidados a sentir na prática a importância de se ter um ecossistema natural em equilíbrio. Lançado agora, o episódio busca responder a pergunta: “Por que Reflorestar?”

O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo. Possui quase 9 mil espécies de vertebrados – dentre eles os mamíferos, aves, répteis..) 100 mil espécies de invertebrados (moluscos, os aracnídeos, os insetos..) E mais de 46 mil de espécies diferentes de vegetais.

É tão abundante, que ocupa quase metade da América do Sul com os seus 8,5 milhões de km². Essa variedade de espécies compõe biomas característicos e diferenciados o que torna o Brasil um país riquíssimo em recursos naturais. Ao longo do tempo, os recursos foram usados de forma descontrolada, aumentando a destruição ambiental. Hoje restam apenas 12,4% do bioma Mata Atlântica. Para se ter uma ideia, cerca de 80% da soja e do milho produzidos no Brasil não vão para consumo humano, mas para fabricação de ração animal. São áreas imensas desmatadas para monoculturas que utilizam litros e mais litros de Agrotóxicos o que coloca o Brasil como campeão no ranking de maior consumidor desse veneno no mundo.

Estima-se que cada cidadão brasileiro consuma 7,3L de agrotóxicos por ano. Sem floresta, sem água. Onde não há água, não há vida. Fauna e flora vão desaparecendo, os solos secam, se contaminam, todo o ecossistema se desequilibra e o Brasil fica em estado de alerta. Com isso, é necessário refletir sobre como hábitos  da sociedade afeta o planeta diretamente. É preciso repensar o padrão de consumo e percebemos uma coisa:

É preciso que a mata esteja em pé. As árvores, auxiliam no ciclo da água sendo fundamentais para a saúde do planeta, além de serem grandes responsáveis pela captação de CO2 da atmosfera e liberação O2 através do processo de fotossíntese.

Por isso, uma das formas mais eficientes de preservação ambiental é a restauração.

Recuperar os danos que nós já causamos é um dever de todos e a boa notícia é que esse trabalho já está acontecendo. Essa expansão de consciência, portanto, nos faz reflorestar. A biO2 e a Fundação SOS Mata Atlântica uniram esforços! A empresa adquiriu uma área para o desenvolvimento da Floresta biO2. De início, será realizado um plantio de 15.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em 6 hectares de terra, o equivalente a 8 campos de futebol. Esse número de árvores será capaz de compensar 2.500 toneladas de CO2 que já foram emitidos na atmosfera.

Veja um pouco mais dessa história no episódio AMANTIKIR – Reflorestando.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/vhosts/sosma.org.br/httpdocs/wp-content/themes/SOSPortal/loop-templates/content-single.php on line 98

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS