Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Evento na Represa Billings

25 de março de 2008

83º ANIVERSÁRIO DA BILLINGS

COMUNIDADE LOCAL, PODER PÚBLICO E ONGS SE ÚNEM EM EVENTO EM PROL DA REPRESA NESTE DOMINGO (30 DE MARÇO)

As ONGs Vento em Popa, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Movimento Grajaú em Rede e Associação de Moradores do Jardim Gaivotas comemoram o 83° aniversário da Represa Billings, o maior reservatório de água da Grande São Paulo. O evento aberto ao público será realizado no próximo domingo (dia 30 de março), a partir das 9h, no bairro Jd. Gaivotas, localizado no distrito do Grajaú, São Paulo, com debates, gincana ecológica e apresentações artísticas para todas as idades.

A Represa Billings possui um espelho d´água de 10.814,20 hectares e sua área de drenagem abrange integralmente o município de Rio Grande da Serra e parcialmente os municípios de Diadema, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo. O manancial abastece apenas 1,5 milhões de pessoas, residentes no ABC Paulista, mas poderia fornecer água para mais 2,5 milhões, se não estivesse tão poluído.

O evento de comemoração do aniversário da represa busca envolver as comunidades locais e a população em geral para a recuperação e preservação da Billings. O evento dá seqüência a outras atividades desenvolvidas pela sociedade civil no Grajaú, zona sul da cidade onde, desde junho de 2007, a comunidade e ONGs locais realizam projetos pela recuperação da represa e para melhorar as condições de vida da região. “O nosso objetivo é informar a população sobre as políticas ambientais que estão em andamento e sensibilizar sobre a importância do meio ambiente para a qualidade de vida de todos”, diz o diretor da Vento em Popa, Frederico Rizzo.

Atividades
As atividades terão início na Escola Gaivotas III, onde será montado um Espaço de Diálogo entre a comunidade e convidados. Neste espaço os moradores poderão entender e esclarecer dúvidas sobre as políticas e projetos que estão sendo desenvolvidos para as áreas de mananciais.

Participarão do Espaço de Diálogo o subprefeito da região, Valdir Ferreira; a representante da Secretaria de Habitação (SEHAB), Márcia Maria; a urbanista Paula Santoro; e também o biólogo Cesar Pegoraro, ambos do Instituto Socioambiental (ISA) e que atuam na campanha De Olho nos Mananciais.

Dessa vez, o mutirão já realizado várias vezes na Billings terá um formato diferente: será uma gincana ecológica. Os participantes do evento serão divididos em grupos e terão que cumprir tarefas como plantar árvores, elaborar placas com mensagens de conscientização, recolher lixo, entre outras, para somarem pontos e concorrerem aos prêmios.

As crianças e jovens também terão uma programação especial. Assistirão a filmes que tratam de questões ambientais e a uma apresentação de teatro do grupo Ambientoches.

A expectativa dos realizadores do evento, que também conta com o apoio da Subprefeitura Capela do Socorro, é que o público presente chegue a 700 pessoas.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS