Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

SOS Mata Atlântica celebra 30 anos com exposição na estação São Bento da Linha-1 Azul do Metrô

1 de junho de 2017

As celebrações dos 30 anos da Fundação SOS Mata Atlântica chegam à estação São Bento da Linha-1 Azul do Metrô. De 31 de agosto a 30 de setembro, a exposição “A Mata é a Nossa Casa” conta as conquistas da primeira ONG que protege a floresta mais ameaçada do país com diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração. A mostra apresenta 10 painéis com informações sobre os avanços obtidos durante as três décadas de história, ressaltando a importância da Mata Atlântica, além da relevância e urgência de sua preservação.

Fundada em 20 de setembro de 1986, a ONG tem como ideal a conservação ambiental, associada ao objetivo de profissionalizar ativistas e difundir conhecimento sobre o bioma. A entidade também é responsável pelo amadurecimento do movimento ambientalista no país.

A Mata Atlântica é uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta e o bioma mais ameaçado do Brasil. Confira algumas informações que estão na exposição:

Números

  • Na época do descobrimento do Brasil, abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e se estendia por 17 estados. Hoje, restam apenas 12,4% de floresta original preservada.
  • Nesses 30 anos, a SOS Mata Atlântica conseguiu reduzir o desmatamento em 83% e atingiu a marca de 36 milhões de árvores plantadas restaurando 21 mil hectares de mata atlântica. A ONG teve mais de 20 mil voluntários e centenas de parceiros.
  • A Mata Atlântica hospeda mais de 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais vertebrados, sem contar os insetos e outros animais invertebrados.
  • Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica. A Mata Atlântica é considerada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional pela Constituição Federal. Em 2006, foi aprovada a Lei da Mata Atlântica, que protege esse importante bioma.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS