ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

Famílias aproveitam férias para passar dia em contato com a natureza

31 de julho de 2019

Férias na Mata Atlântica reuniu mais de 130 pessoas em atividades de educação ambiental

Em um sábado (27) de sol em Itu-SP, crianças, pais e responsáveis aproveitaram o dia para participar do Férias na Mata Atlântica, no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil. O evento promoveu uma imersão na natureza com o objetivo de engajar as famílias sobre a importância das árvores para suas vidas e também aos animais.

Crianças de 5 a 12 anos participaram de atividades, como “Que bicho sou eu?“ que incentiva o conhecimento das crianças sobre as características dos animais. Na atividade, cada participante recebe uma carta, mas apenas seus colegas sabem a identificação da espécie. Com isso, a criança precisa fazer perguntas, como “eu voo?“, “tenho penas?“, etc., para descobrir que bicho é.

IMG_0861 Outra ação de muito sucesso entre as crianças foi a “Som dos bichos“. Nela, os educadores ambientais exibem   imagens de animais, aparentemente nada parecidos, mas, ao ouvir o som e ter que identificar qual espécie ele   representa, acontece muita confusão. Por exemplo, o som da capivara pode ser confundido com o de um cachorro.

Ao entrarem na floresta em uma trilha de 500 metros, a alegria foi geral. Nesta atividade, os participantes passam  IMG_0794 por trechos de mata nativa, área restaurada e um fragmento de borda, que demonstra a interferência do homem na   área da floresta mais próxima de seu término. Durante a caminhada, eles puderam conhecer um jequitibá (não se   sabe ao certo sua idade, mas acredita-se que seja um indivíduo centenário ainda considerado um bebê, já que um   indivíduo adulto pode chegar a milhares de anos), além de trabalharem a sua imaginação, como a possibilidade de deparar com uma onça, entre outros animais. As crianças ainda conhecem o funcionamento de uma floresta, como as diversas vidas que ela resguarda, uma árvore caída que também mostra o ciclo de vida dela, vizualizam uma toca de tatu e muitas mais.

Como o tema do evento era “A floresta voltou e o bicho também“ os educadores aproveitaram para mostrar um tipo de pesquisa realizada no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil. Na oficina “Pegadas“, eles simbolizaram o trabalho feito por pesquisadores na identificação de pegadas de animais que passam pelo local.

IMG_0827 “É interessante ver que apesar de um medo inicial ao entrar na trilha, uma vez que para alguns a floresta é sinônimo   de desconhecido, a atividade busca desconstruir esse estigma sendo possível notar que quanto mais conhecem, mais   interagem com os educadores, tiram várias dúvidas, têm até aqueles que já demonstram algum conhecimento sobre   os animais e saem de lá com outro olhar sobre a floresta. É sempre muito bom estar estar presente com eles nessa   descoberta“, afirma Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

Na programação, os adultos puderam conhecer o trabalho técnico da Fundação SOS Mata Atlântica, como seu viveiro   de mudas nativa, o funcionamento de um processo de restauração florestal, entre outras informações sobre o que é   necessário para conservar a Mata Atlântica.

Para Samanta Furnkranz, foi muito interessante conhecer o trabalho da ONG e o que ela faz pelo planeta. “Aqui temos a oportunidade de passar este conhecimento em um espaço interativo, diferente, divertido e agradável“, afirmou ela. IMG_1052

Ao término do evento cada criança teve a oportunidade de plantar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica e assistir o espetáculo teatral “A Floresta dos meus Sonhos“. Com bastante interação com o público, a peça faz com que as crianças expliquem o que acharam do dia e com quais opiniões saem de lá sobre o meio ambiente.

Para Jonas Furnkranz, de sete anos, o aprendizado foi a relação do meio ambiente com as pessoas. “Se a gente maltratar a natureza ela perde vida e nós também podemos perder a nossa, por isso não podemos maltratar a natureza. Temos que reciclar, não jogar lixo na rua, nem matar os animais“, disse ele.

Veja a galeria com as imagens do evento e saiba como foi.

Fotos: Yuri Menezes/ SOS Mata Atlântica


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/vhosts/sosma.org.br/httpdocs/wp-content/themes/SOSPortal/loop-templates/content-single.php on line 98

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS