Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

FESTIVAL LIVMUNDI de sustentabilidade realiza edição digital de 3 a 9 de outubro

29 de setembro de 2020

O LivMundi – uma das principais plataformas de vida sustentável do país – vai realizar em outubro seu festival, que inspira o público na reflexão sobre a causa socioambiental e convoca a sociedade para ações transformadoras. O evento, que acontece desde 2016 na Cidade do Rio, será 100% virtual e poderá ser acessado de qualquer lugar do Brasil, com 50 atividades gratuitas para adultos, jovens e crianças. A temática desse ano será Futuros Impensados e sugere uma reflexão sobre nossas lembranças e sensações nesse tempo porvir. As inscrições já estão abertas no site www.livmundi.com.

De 3 a 9 de outubro, o LivMundi 2020 apresentará práticas de saúde, autoconhecimento e bem-estar, oficinas, encontros e diálogos que promovem a cultura da sustentabilidade. A programação reúne convidados como Ailton Krenak, Bayo Akomalafe, Benki Piyãko, Carlos Nobre, Daniel Wahl, Lygia Pereira, Marcos Palmeira, Monica De Bolle e Susan Andrews, entre outros, e também inclui atrações culturais, como performances e shows, com curadoria do Observatório de Favelas. As atividades – que pela primeira vez estarão disponíveis para todos os brasileiros – serão gravadas ou transmitidas de locais icônicos do Estado do Rio de Janeiro, como Bondinho Pão de Açúcar, Paineiras, Arena Dicró, Parque Lage e Lagoa de Araruama, maior laguna de água salinizada do mundo.

“O objetivo do LivMundi é trazer mais pessoas para conversas e ações sobre sustentabilidade, estimulando a troca, novos hábitos e novas conexões para uma vida mais simples, consciente e saudável”, diz Luciane Coutinho, idealizadora do movimento.

Para conectar o público com o tema e sensibilizar a comunidade sobre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sustentabilidade, o LivMundi 2020 vai mostrar como cada atitude afeta não só as nossas vidas como o futuro das próximas gerações. A ideia é estimular a adoção de hábitos mais conscientes e a conexão com o planeta.

“Temos o dever, como seres criativos e inteligentes que somos, de encarar com coragem uma nova forma de viver e consumir. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas, a mais importante da nossa existência. Devemos até lá remover da atmosfera 26 giga-toneladas de gases de efeito estufa e restaurar ecossistemas degradados a um padrão que permita nosso planeta retomar a sua condição de regeneração plena”, afirma Luciane Coutinho.

Intitulado Somos Todos, Somos Um e embalado pela canção Eu Todo Mundo, de Arnaldo Antunes, o vídeo do LivMundi 2020 (http://bit.ly/livmundi2020) faz um chamado urgente para a causa socioambiental e mostra alguns dos parceiros do LivMundi e convidados desta edição, entre eles Ailton Krenak, Marcos Palmeira, Ana Santos, Gabriela Kapim e a Orquestra Maré do Amanhã.

Outra novidade deste ano é o LivMundi Brota, criado para dar continuidade ao movimento. O projeto – que acontece em paralelo ao festival e se estende até junho de 2021 – tem como objetivo engajar o público mais jovem, de 14 a 30 anos. Todos serão convidados a escrever uma carta para si mesmos no futuro e a contar, em palavras e imagens, como desejam se lembrar desse período. Uma “cápsula do tempo” que conecta presente e futuro, criando memórias individuais e coletivas do que vivemos agora e da direção para onde queremos caminhar quando tudo isso passar. A partir dessas histórias, o LivMundi criará um acervo para compartilhar de forma digital e presencial quando acabar o isolamento social.

Clique aqui e veja a agenda completa do evento.

COMPARTILHE