ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Frente Ambientalista inicia encontros para Rio +20

22 de setembro de 2011

Manaus sedia primeiro debate da Frente Ambientalista sobre a RIO + 20

Fonte: Frente Parlamentar Ambientalista

Evento reunirá governantes, sociedade civil e especialistas para debater alternativas pautadas na questão ambiental, que serão apresentadas na conferência em 2012

Brasília, 15 de setembro de 2011 – A Frente Parlamentar Ambientalista inicia esta semana uma série de debates por todo país, referentes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, que será realizada em junho de 2012. O objetivo é sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados à questão ambiental.

O primeiro encontro será dia 23 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em Manaus, e tratará do tema Biomas: preservação, conservação e os serviços ambientais que prestam para a qualidade de vida no planeta. Para falar sobre o assunto, foram convidados conceituados especialistas na área ambiental.

Os debates também contarão com a participação de parlamentares, governantes, autoridades, ONGs ambientalistas e representantes da sociedade civil. A programação é aberta ao público.

“Estamos às vésperas de uma reunião mundial, talvez a mais importante desse início do século 21. Neste momento os Estados Unidos vivem uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos, porque o aquecimento global coloca em risco a própria vida no Planeta”, afirma o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA).

Ao todo, serão debatidos cinco temas, um em cada região do país, escolhidos por afetar diretamente a realidade brasileira e norteados pelos dois eixos básicos da RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

Os outros temas contam com a seguinte programação: Recursos Hídricos – dia 21 de outubro, em Cuiabá (Centro Oeste); Meio Ambiente Urbano – dia 21 de novembro, em São Paulo (Sudeste); Energia – dia 16 de dezembro, em Recife (Nordeste); e Segurança Alimentar – dia 16 de janeiro, em Porto Alegre (Sul).

Também está na pauta dos debates o Encontro Em Busca de uma Economia Sustentável dia 27 de março de 2012, em Brasília; e entre os dias 25 a 27 de maio acontecerá o Encontro do Segmento Parlamentar da RIO + 20, com a presença de parlamentares de todo o mundo, no Rio de Janeiro (RJ).

A agenda Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio + 20: Em busca de uma Economia Sustentável, é organizada pela Frente Parlamentar Ambientalista, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e a Fundação SOS Mata Atlântica e conta com o apoio das Assembleias Legislativas dos estados que sediarão o evento.

Sobre a Frente Parlamentar Ambientalista

A Frente Parlamentar Ambientalista, criada em 1997, é constituída por deputados, senadores e entidades da sociedade civil. Atua na promoção de debates e na elaboração de propostas pautadas pela preocupação com o desenvolvimento sustentável. Costumeiramente, os mais diversos segmentos da sociedade são ouvidos nas audiências, encontros e seminários promovidos pela frente.

Sobre a RIO+20

Rio+20 é a abreviatura para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” deve-se ao fato de que a conferência ocorrerá vinte anos depois da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro e é considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.

Serviço:

O que: Primeiro debate da Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio + 20: Em busca de uma Economia Sustentável
Hora: 8h30
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Manaus (AM)
Entrevista: Dep. Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da subcomissão para a RIO + 20 da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
Contato: Eliana Lucena – assessora de imprensa (61) 9978 9815 / 3215 1202

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS