ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Frente Parlamentar lança portal

1 de abril de 2008

Frente Parlamentar Ambientalista lança portal para ampliar debate sobre sustentabilidade
www.frenteparlamentarambientalista.com
A Frente Parlamentar Ambientalista foi recriada no início de 2007, com o objetivo de assegurar que a agenda ambiental integrasse a pauta do Legislativo federal, bem como de apoiar políticas públicas e ações governamentais e da iniciativa privada que promovam o desenvolvimento sustentável. Hoje, a Frente conta com 308 integrantes, das mais variadas orientações políticas.

Ao longo do ano passado a Frente consolidou a sua presença no Congresso Nacional, mesmo diante do ceticismo de alguns que consideravam difícil atrair para o debate parlamentares representantes de setores que muitas vezes entram em conflito com as posições de correntes ligadas à causa ambiental. Na verdade, idéias e valores marcados pela preocupação com a questão ambiental têm-se mostrado mais vigorosos do que filiações partidárias, confirmando a nossa convicção de que o tema ambiental já não pode ser considerado uma discussão secundária, exigindo a participação de todos.

Um vasto e precioso material foi produzido desde que a Frente iniciou suas atividades, em fevereiro de 2007. Com o lançamento do Portal, queremos dar mais um passo no trabalho participativo, junto com a sociedade civil e demais setores, sejam eles do Executivo ou do Judiciário, nos mais diferentes níveis. Precisamos de um contato permanente com a sociedade, para que possamos receber sugestões e mesmo as críticas necessárias para eventuais correções de rumo nos debates.

Desde o ressurgimento da Frente, abordamos de forma sistemática temas como mudanças climáticas e aquecimento global, energia, medidas para combater os desmatamentos e as queimadas, recursos hídricos, a política nacional de resíduos sólidos e energia alternativa, entre outros. Foram constituídos Grupos de Trabalho (GTs) que acompanham as ações do Executivo, do Legislativo e Judiciário e as iniciativas da sociedade civil. Estes grupos demonstraram ser componente fundamental para o alcance dos objetivos da Frente.

Com o portal, o grande público poderá acompanhar as atividades dos GTs: Água, Clima, Cerrado e Caatinga, Educação Ambiental, Energias Renováveis e Biocombustível, Fauna ,Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Urbano e Floresta. Nos GT’s, a contribuição das organizações da sociedade civil tem sido extremamente importante. Devemos muito a todos aqueles que têm dedicado parte valiosa de seu tempo a essas atividades.

Nas páginas do Portal o usuário encontrará as notícias mais importantes do dia, tomando conhecimento do que está em discussão nas comissões temáticas e a aprovação de matérias relevantes nos Plenários da Câmara e do Senado. Os temas foram definidos de acordo com os GTs e são “abastecidos” diariamente de acordo com as atividades no Congresso (projetos, audiências e debates), e de notícias de relevância nacional e internacional. Na página da Frente o usuário terá ainda acesso à agenda do dia (Agenda do Congresso e Agenda Nacional), Eventos, Reuniões da Frente, projetos e publicações.

Por certo, os documentos e as iniciativas da Frente já estão contribuindo nas discussões e proposições voltadas para o desenvolvimento sustentável. Uma das principais tarefas do movimento tem sido identificar e dar foco nos principais projetos em discussão no Congresso, com o objetivo de promover a aprovação de leis, como é o caso da PEC do Cerrado e o chamado Pacote Verde, que inclui normas para que parlamento e governo federal possam diminuir os efeitos do aquecimento global.

Diante do papel relevante do Brasil nas discussões que envolvem a saúde do Planeta, acreditamos que cabe ao Legislativo acompanhar de forma permanente e sistemática esta questão, sendo pró-ativo nos debates e na apresentação de proposições inovadoras. Nesse sentido, o nosso Portal será uma ferramenta importante na difusão de valores que irão construir uma sociedade comprometida com a qualidade de vida de todos.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS