Notícias
Se mantenha informado sobre nossas ações
marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação formaliza pedido de moratória para barrar crescente desmatamento no Piauí

18 de setembro de 2015

A Fundação SOS Mata Atlântica realizou nesta quinta-feira (17) reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Henrique Sousa Carvalho, para entregar um dossiê sobre a Mata Atlântica do Piauí e cópia do ofício ao Governador do Estado, Wellington Dias, formalizando o pedido de moratória, durante um período de 12 meses, na concessão de licenças e autorizações para a supressão de vegetação nativa de Mata Atlântica no Estado. No último Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio deste ano pela ONG, o Piauí foi o campeão do desmatamento do bioma no país, em monitoramento do período 2013-2014. No período anterior, entre 2012-2013, ficou em segundo lugar.

Na reunião, a diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, também pediu ao governo estadual apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) na gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara e ao ICMBio no Parque Nacional da Serra das Confusões, assim como no processo de criação do Parque Nacional da Serra Vermelha. O encontro também teve o propósito de reafirmar compromissos assumidos pela Secretaria com outros 14 dos 17 secretários estaduais da Mata Atlântica, por meio da carta “Nova história para a Mata Atlântica”, para a ampliação da cobertura florestal nativa e a busca do desmatamento ilegal zero no bioma até 2018.

No último Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, feito pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Piauí foi o Estado que mais desmatou no ano, com 5.626 ha. Um único município piauiense, Eliseu Martins, foi responsável por 23% do total dos desflorestamentos observados no período, com 4.287 ha. É o segundo ano consecutivo que o Atlas observa padrão de desmatamento nos municípios ao sul do Estado, onde se localizam os Parques Nacionais das Serras da Capivara e das Confusões e a Serra Vermelha.

Apoie esta iniciativa e outros projetos da Fundação
Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar. Faça uma doação ou seja um filiado!

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS