ACESSE SUA CONTA

Esqueci minha senha

NÃO POSSUI CADASTRO

Fazendo seu cadastro, você:

marco tanaka
  j \d\e F \d\e Y  

Fundação inicia mata Atlântica vai à escola

24 de outubro de 2007

SOS MATA ATLÂNTICA INICIA “MATA ATLÂNTICA VAI À ESCOLA”

Com piloto em três escolas de São Paulo, programa leva a questão ambiental a alunos do ensino fundamental

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza durante este semestre as experiências-piloto do Programa “Mata Atlântica Vai à Escola”, que será implementado oficialmente no início de 2008. O programa tem por objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada sobre a importância da conservação ambiental e do Bioma Mata Atlântica. Esta primeira fase acontece em parceria com as Escolas Estaduais Professor Elói Lacerda e Professor Sebastião de Souza Bueno, e com uma escola particular, o Colégio Campos Salles, em São Paulo. O primeiro evento aconteceu no dia 27 de outubro (veja abaixo mais informações e datas).

“As atividades desenvolvidas no programa buscam incentivar os alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como a utilização consciente dos recursos naturais por meio de uma linguagem mais simples, popularizando conceitos como restauração, biodiversidade, conservação, água e legislação”, comenta a ecóloga Beatriz Siqueira, coordenadora do Programa.

Os educadores passam por encontros de capacitação com atividades presenciais com duração de 16 horas e também à distância, além de terem acompanhamento on-line durante o ano letivo. Os principais eixos temáticos trabalhados são: Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos e Biodiversidade.

As escolas participantes têm como benefícios a capacitação dos educadores, material pedagógico e sugestões de atividades, sistema em rede para a troca de informações e experiências entre os professores capacitados pelo programa e a formação de um banco de dados com as escolas participantes, que mostra as atividades realizadas e um balanço geral do programa.

O Mata Atlântica Vai à Escola é viabilizado por meio da receita da adesão às carteirinhas de estudantes, que têm validade em todo o território nacional. “Com a aquisição de uma carteirinha extra, cada aluno de escola particular proporcionará uma carteirinha para um aluno da escola pública”, observa Adauto Basílio, diretor da Fundação. “Uma empresa interessada também poderá patrocinar o programa para atender escolas nas regiões de influência.”

Carteirinha de estudante

Ao adquirir a carteirinha, o aluno tem direito a descontos em inúmeras atividades de entretenimento (shows, cinemas, teatros e eventos esportivos), de eventos pagos promovidos pela SOS Mata Atlântica, produtos da marca, além da participação em concursos promovidos pela SOS (fotografia, redação e desenho).

As empresas patrocinadoras terão seus logos impressos na carteirinha, no banner do programa que ficará exposto na escola, direito ao uso (com restrições) da logomarca SOS Mata Atlântica e, principalmente, contribuir para as mudanças socioambientais e conservação da Mata Atlântica.

O primeiro evento
LOCAL: E.E. Prof. Eloi Lacerda

DATA: Sábado, 27 de outubro
HORÁRIO: 10h às 15h
Atividades

Oficinas e exposição de trabalhos
10h30 horas – Caminhada pelo bairro
11h – plantio de mudas (marco inicial do projeto na escola)
11h30 – Oficinas: papel reciclado (produção e utilização), reaproveitamento e reutilização de vidros, reaproveitamento de óleo de cozinha (confecção de sabão), sala da saúde, jogos de mesa, vídeos sobre a Mata Atlântica, trilha ecológica gigante, unhas artísticas, brinquedoteca, pintura em tecido e jogo da cidadania (SOS Mata Atlântica).

Exposições: análise da situação ambiental local, Espaço Mata Atlântica, poluições e artesanato com materiais reciclados.

Apresentações: música (funk do meio ambiente), danças, poemas e poesias, teatro sobre Mata Atlântica e ginástica natural.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS